Prefeita de Carmo do Rio Claro participa de homenagem a Mário Basacchi

Publicado em 22/11/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

O homenageado recebeu titulo de cidadania honorária

A Prefeita de Carmo do Rio Claro, Cida Vilela, participou na noite da quarta-feira 16 de novembro, de uma homenagem ao Sr. Mário Basacchi. A ele foi entregue o titulo de cidadania honorária passando agora a ser mais um carmelitano. Mário Basacchi nasceu na pequena cidade de Ceprano, ao sul da Roma, Itália, em 1930. De família numerosa e simples, “Irmão Francisco” teve sua casa natal destruída pela Segunda Guerra Mundial.
Com o fim da guerra, sua mãe o encaminhou para o Seminário Menor dos Irmãos de São Gabriel, em Poggio Mirteto, uma cidade nos Montes Sabinos, próximo de Roma, onde concluiu o curso ginasial. De lá, partiu à França para fazer o seu noviciado e concluir o curso colegial.
Em dezembro de 1951, Mário chegava a Carmo do Rio Claro. E nesse destino permaneceu por 15 anos.
Nesse período lecionou Francês e Geografia no Ginásio Cônego Leopoldo.
Participou de todas as etapas da construção e inauguração do Colégio Monfort (atual Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães).
Ainda foi Professor, Diretor e Supervisor do chamado “Distrito da Congregação dos Irmãos de São Gabriel”
Em sua gestão como diretor, foi dado o primeiro passo para a estadualização do colégio: foi assinado um convênio com o Governador do Estado de Minas Gerais para que os alunos estudassem gratuitamente. Em seu mandato, ainda destaca-se a criação e direção do Centro Esportivo Monfort (CEM).
Já em 1966, Mário deixou a Congregação e mudou-se para São Paulo.
Continuou seus estudos na Universidade de São Paulo (USP) e licenciou-se em História. Obteve também licenciatura em Pedagogia e Filosofia.
Casou-se com Isabella Laruccia Basacchi e teve três filhos. Foi Delegado de Ensino da 8ª Delegacia de Ensino da capital paulista e foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito.
Ainda foi assistente de Gabinete do Secretário da Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, é membro da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.
Publicou 14 livros; foi premiado em concursos literários; participou de outras sete publicações como antologias e revistas; traduziu dois livros e possui outros seis títulos para publicação.
Mário é conhecido por ex-alunos e amigos como Irmão Francisco por ter integrado a Congregação dos Irmãos de São Gabriel e ter lecionado no então Ginásio Cônego Leopoldo.
Em suas palavras, a Prefeita Cida Vilela ressaltou a história de vida do homenageado, “o Professor Mário escreveu sua história com responsabilidade, seriedade, garra e dedicação, em virtude de seu compromisso com a causa da Educação, atuou em importantes cargos, em nossa terra e em São Paulo. Hoje Carmo do Rio Claro se orgulha em ter uma pessoa de tamanha importância como cidadão carmelitano”, disse a Chefe do Executivo.
Ao final da cerimônia, Mário Basacchi lançou três obras de sua autoria.
A primeira - segundo ele mesmo defini - é um livro de bolso e os outros dois são coletâneas de contos: “Histórias que meu pai contava” e “Histórias que meu avô contava” (Contos para o público adulto e infanto-juvenil). A Prefeita Cida Vilela foi presenteada pelo Professor com um de seus livros autografados.