Prefeita visita agricultores contemplados com o programa “Pais”

Publicado em 31/10/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

A Prefeita de Carmo do Rio Claro, Cida Vilela, visitou durante todo o dia de quarta-feira, 26 de outubro, alguns dos doze agricultores contemplados com o programa “PAIS” (Produção Agroecológica Integrada Sustentável).
O PAIS é uma tecnologia social que visa apoiar e financiar a implantação de hortas em forma de mandala em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, com princípios agroecológicos, a fim de diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda,  consequentemente o fortalecimento do processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos.
Cida esteve acompanhada pelo chefe da Seção de Agropecuária, Pesca e Piscicultura, Jerson Henrique Soares. O programa foi implantado na zona rural da cidade há cerca de um ano e deve continuar até o final de 2012. Carmo do Rio Claro foi uma das cinco cidades contempladas pelo programa em todo o Estado de Minas Gerais.
A metodologia do PAIS é o cultivo orgânico, baseada na otimização do uso sustentável de recursos naturais e sócio-econômicos, respeitando a integridade da cultura local.
É agroecológica porque dispensa o uso de ações danosas ao Meio Ambiente, como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamento.
É integrada porque alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo.
É sustentável porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentivando o associativismo dos produtores e aponta novos canais de comercialização dos produtos.
A Prefeita Cida Vilela fala da importância de se investir também no meio rural para garantir melhores condições de vida a todos de uma forma mais igualitária, “é com ações como essa que estamos buscando formas de proporcionar mais digna e melhores formas de trabalho as pessoas da zona rural, sobretudo em suas próprias propriedades, perto da familia”, disse a Prefeita.
Cida salientou ainda a preocupação com a saúde das pessoas que irão consumir esses produtos, “sem dúvida uma das nossas grandes preocupações é a saúde da nossa população e com os produtos cultivados aqui estamos levando uma comida mais saudável à mesa de todos”, enfatizou.