
O prefeito Paulo César Silva anunciou, na segunda-feira (3/01), a criação da Fundação de Cultura de Poços de Caldas. O projeto de Lei foi elaborado com base nos estudos de uma comissão especialmente nomeada, formada por pessoas da área e recentemente aprovado pelo conselho administrativo da DME Participações, mantenedora da fundação, e agora será encaminhado à Câmara Municipal.
“A cultura deixa de ser apenas a divisão de uma secretaria e passa a ter a importância que merece na nossa cidade. Parabenizo os intelectuais da cultura de Poços de Caldas, que sempre lutaram por isso. Os equipamentos, eventos e manifestações culturais agora terão um olhar diferenciado, com maior investimento e mais apoio”, destacou o prefeito.
Depois de aprovada pela Câmara, a Fundação Cultural Poços de Caldas – FUNDEC – terá personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira, destinada a estimular, desenvolver e tomar iniciativas de qualquer natureza, fazendo acordo, contratos e convênios com terceiros, para atingir os objetivos e integrará a administração pública indireta do Município, vinculada à empresa DME Poços de Caldas Participações S/A, com prazo de duração indeterminado.

Entre os objetivos da fundação estão formular a política cultural municipal, incentivando e patrocinando atividades artísticas, visando um maior acesso da população aos bens culturais; articular-se com órgãos públicos e privados de modo a assegurar a coordenação e execução de programas culturais; promover meios que permitam a decisão da comunidade no âmbito da política cultural do Município e fomentar, através de suas possibilidades financeiras e técnicas, a formação de grupos artísticos interessados em constituir organismos estáveis.
Também são competências da fundação, promover a defesa, conservação e manutenção do patrimônio artístico, histórico e cultural; auxiliar as instituições culturais existentes, visando assegurar o desenvolvimento de programas culturais; editar livros, revistas, folhetos, jornais, e outros veículos de divulgação de atividades ou de contribuições que interessem à vida cultural do Município e estimular e promover exposições, espetáculos, conferências, debates, feiras, projeções cinematográficas, festejos, eventos populares e todas as demais atividades ligadas ao desenvolvimento artístico e cultural do Município.
“Esta fundação vai colaborar muito com os artistas de Poços que vão nos ajudar a fomentar a cultura no município”, comemorou a diretora de Cultura, Cristiane Fernandes.