Prefeito Custódio relata ações em São Pedro da União

Publicado em 14/05/2017 - regiao - Da Redação

Prefeito Custódio relata ações em São Pedro da União

Durante a maior parte da sua história, o município de São Pedro da União viveu o isolamento regional pela falta de acesso pavimentado por asfalto. Hoje, a realidade é bem diferente, pois o município tem ligação asfáltica para Guaxupé e outros municípios vizinhos. 

O prefeito Custódio Ribeiro Garcia (PSDB) confessa até mesmo uma grande emoção pessoal pela conquista viabilizada nos últimos anos. Lembra que, quando morador da zona rural, estava “no meio do caminho” entre São Pedro da União e Juruaia. Na época, seu pai tinha maior ligação com o comércio de Juruaia, sofrendo as dificuldades de deslocamento devido à serra existentes entre os dois municípios. Portanto, o asfalto proporcionou condições adequadas de trânsito. Se antes era difícil transitar até mesmo a cavalo, hoje trafegam caminhões carregados. Depois, foi concretizado o asfalto para Guaxupé e Passos, facilitando o transporte da produção, estudantes e outros serviços.

DESENVOLVIMENTO
São Pedro da União é um município essencialmente agrícola, contando com grandes produtores de soja, milho e leite. A administração municipal, segundo o prefeito, está empenhada para um desenvolvimento ainda maior. Isto para que São Pedro da União não se torne uma “cidade dormitório”, com as pessoas saindo para trabalhar e somente retornando para pernoitar.

AÇÕES INICIAIS
Custódio relatou algumas conquistas já viabilizadas pelo seu governo, como contratação de médicos ginecologista e pediatra, além do transporte universitário para Guaxupé. Por fim, garantiu que já manteve muitos contatos políticos na busca de recursos financeiros importantes para o município. Como município é pequeno, sobrevive basicamente do FPM - Fundo de Participação dos Municípios. Desta forma, a busca de recursos é essencial. Estando na vida política e pública há algum tempo, o prefeito destaca a importância das amizades, contatos e convivência. Assim, conta com o apoio de deputados federais e estaduais.

DIFICULDADES
O prefeito explicou que montou uma equipe através de pessoas técnicas, renovando o Secretariado com pessoas competentes. Mas, logo no início, encontrou problemas na parte de infraestrutura. O pouco de dinheiro em caixa não seria suficiente para promover a recuperação. Algumas licitações ainda estão sendo solucionadas. Porém, usando sua experiência e contando com a competência de sua equipe, acredita que os obstáculos estão sendo superados.

LEGISLATIVO
Por ter sido vereador por dois mandatos, Custódio entende as dificuldades da função. Até porque o vereador é quem fica na “linha de frente” com o povo. Neste contexto, garante que tem um bom relacionamento coma Câmara, defendendo um trabalho em harmonia entre os poderes. “Executivo e Legislativo tem que dar as mãos e trabalhar junto para promover o desenvolvimento. E isto está acontecendo”, disse. Acredita numa oposição sadia e que os possíveis problemas serão devidamente superados.

SAÚDE
Este é o setor mais delicado em toda e qualquer administração municipal. Custódio foi direto ao afirmar que “a saúde é um saco sem fundo”. E acrescentou: “A nossa saúde no Brasil está doente e na UTI”. Isto com os governos federal e estadual transferindo responsabilidades para os municípios.
São Pedro da União conta com dois polos de atendimento na área de saúde: Guaxupé e Passos. O prefeito falou da disponibilidade e bom atendimento na Santa Casa de Guaxupé, através de contato mantido com o Provedor Roberto Virgili. Em Passos, o atendimento é satisfatório na área de oncologia, mas é sabida a dificuldade enfrentada. Da mesma forma, pacientes do município tem sido atendidos satisfatoriamente também no Hospital do Coração de Poços de Caldas.
Ao mesmo tempo, Custódio revelou que o hospital de São Pedro da União está praticamente sobrevivendo com recursos encaminhados mensalmente pela prefeitura. Isto porque o repasse do SUS é muito pequeno. Mesmo assim, atende apenas pequenas cirurgias. O prefeito observa que o hospital é praticamente um posto de saúde e os casos maiores são encaminhados para outros centros. O chefe do Executivo não observa possibilidade de ampliação no atendimento no hospital local. O hospital é pequeno, contanto com apenas 10 leitos (5 femininos e 5 masculinos), mas funciona apenas para casos de emergência.

LEGADO
Custódio avisou que está trabalhando com o objetivo de fazer o máximo pela cidade de São Pedro da União. Seu maior legado será a honestidade, confirmando a expectativa dos companheiros que o colocaram na vida política. Elogiou também o vice-prefeito Ronaldo Tijolo, que está contribuindo para o desenvolvimento de um bom trabalho.