Publicado em 18/02/2016 - regiao - Da Redação
O prefeito Jarbas Correa Filho convocou uma reunião extraordinária do GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal para a próxima terça-feira (23/02), onde autoridades discutirão a segurança pública de Guaxupé. Na pauta, o prefeito apresentará, dentre vários projetos, o de implantação de monitoramento da cidade por câmeras e a ampliação do presídio Guaxupé/Guaranésia para criação de alas para internação de adolescentes infratores em cumprimento de medida socioeducativa.
O número de furtos e roubos ocorridos nos últimos tempos tem preocupado o Governo de Guaxupé. Embora esteja na Constituição Federal que é dever do Estado manter a segurança pública, não é isso que se vê. Diante desta situação, o prefeito tem constantemente buscado junto à Secretaria Estadual de Defesa Social, melhorias como aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar, viaturas, entre outras.
Infelizmente, de acordo com o prefeito, as respostas dadas pelo Governo do Estado não são nada boas. Das últimas solicitações da Prefeitura de Guaxupé para o aumento do efetivo das polícias, todas foram negadas.
Enquanto isso, o Município se uniu e desde 2013, com a criação do GGIM, somam-se várias conquistas. Mas é preciso ir além. Principalmente quando a população presencia quase que diariamente assaltos a mão armada e uma sensação de pânico, medo e insegurança.
Para isso, o prefeito Jarbinhas convocou para terça-feira em seu gabinete, uma reunião com representantes do Governo de Guaxupé, Juiz da Vara da Infância e Juventude, Juiz da Vara Criminal, Promotor da Infância, Promotor Criminal, Delegado Regional de Polícia Civil, Comandante da Polícia Militar, Presidente da Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar, Comissariado da Infância e Juventude, Presidente do CONSEP, Presidente da AMOG e diretor do Presídio Guaxupé/Guaranésia.
Na pauta está a apresentação dos dados estatísticos de Segurança Pública pela Polícia Militar, além de apresentação do projeto de ampliação do Presídio Intermunicipal e criação do Centro de Internação para cumprimento de medidas sócio-educativas para adolescentes infratores que será feita pelo delegado Dr. Gabriel Belchior e a implantação do Sistema de Monitoramento por Câmeras no Município que será apresentada pela Prefeitura.
FONTE: ASCOM