Prefeito de Guaxupé repudia declarações levianas de vereadora

Publicado em 26/05/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Durante os dois primeiros anos do meu mandato, fui alvo de uma oposição raivosa que me atacava pessoalmente. Com muita serenidade e confiança na justiça travei uma luta dentro da lei e de forma particular. Mas hoje a história é diferente. Venho aqui cumprir minha obrigação, não como homem público, mas como um homem decente que tem sua história de vida construída dentro da educação.
Não posso e nem quero me calar quando pessoas  que merecem minha mais alta consideração, meu respeito e minha gratidão são pública e injustamente ofendidas. Venho aqui, não para defender minha administração que tem em sua defesa a certeza de um trabalho bem realizado. Venho defender as  inúmeras famílias que não tem a sorte da vereadora de receber um salário que permite o pagamento de altas mensalidades de uma escola particular, mas sabe que seu filho recebe, na escola municipal, uma educação de qualidade de 1º mundo. Em nome da despreocupação daquela mãe que se vê obrigada a trabalhar fora para complementar a renda da família, mas tem o coração tranquilo sabendo que o filho está sendo bem alimentado, comendo na escola até o que em casa torce o nariz. Tendo a certeza de que na escola aqui em Guaxupé ele aprende muito mais do que ler e escrever. Aprende a ser um cidadão saudável, ciente de suas potencialidades e confiante em seu futuro.
Em apoio às merendeiras e serventes que se desdobram para que a escola seja uma extensão dos lares dos nossos alunos. Nossas merendeiras que fazem não apenas uma comida, mas uma refeição completa, cheia de nutrientes e carinho. Aliás, elas merecem especialmente carinho e gratidão.  Quando introduzimos o café da manhã, elas abraçaram a ideia, chegam mais cedo e fazem o possível para receber as crianças com um café quentinho. Durante suas férias, abriram mão do descanso para aprender mais em um curso que oferecemos em parceria com IFET.

Como é possível eu me calar diante de tamanha injustiça?
Quando o assunto é merenda escolar, ouso dizer, parafraseando nosso ex-presidente Lula, que nunca antes na história dessa cidade, a merenda escolar foi tão farta, em quantidade, em variedade e em quantidade.

Cito alguns números que comprovam essa nova realidade:
2007/2008 – VERDURA– 0 tipos
2010/2011 – VERDURA- 16 tipos
Aumento de 100%

2007/2008 – FRUTAS – 2 tipos
2010/2011 – FRUTAS – 12 tipos
Aumento de 600%

2007/2008 – LEGUMES – 3 tipos
2010/2011 – FRUTAS – 6 tipos
Aumento de 100%

2007/2008 – CARNES – 2 tipos (moída e frango)
2010/2011 – CARNES – 4 tipos
Aumento de 100%

2007/2008 – DIVERSOS  – 10 tipos
2010/2011 – DIVERSOS – 17 tipos
Aumento de 80%

E onde estava a nobre vereadora nesses anos?
1.    Hoje temos nutricionista que realiza testes para a introdução de novos alimentos, planeja o cardápio, promove ações de educação alimentar e nutricional através de palestras para pais e alunos.
2.    Não damos comida na escola, trabalhamos o conceito de eficiência nutricional da alimentação escolar.
3.    Promoção do desenvolvimento local com a aquisição de alimentos da agricultura familiar.
4.    Ampliação da oferta de verduras, legumes e frutas

Foi com muito orgulho que participamos de um concurso nacional, Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar promovido pela organização não governamental Ação Fome Zero.

Temos na cidade um CAE – Conselho de Alimentação Escolar,  atuante e fazemos questão de estar sempre de pontos abertas para eles que visitam rotineiramente as escolas, inclusive e especialmente no dia que chegam os produtos da merenda.    Vocês percebem quantas pessoas honradas que trabalham em prol do município essas declarações ofenderam?
E humilham nossas crianças como se eles se sujeitassem a comer qualquer coisa.
É com indignação crescente  que falo sobre este assunto. Mas sou um entusiasta da educação  de excelência que temos no município e ainda consigo sempre ver o lado bom das coisas.
Sabíamos do bom trabalho realizado, mas ver tantas manifestações indignadas de diretoras, merendeiras, pais e alunos nos deu a comprovação de estarmos no caminho certo e realizando um trabalho sério. É a opinião e avaliação dessas pessoas que nos interessa.
Reitero meu incondicional apoio e solidariedade a todos os agentes educacionais: professoras, diretoras, vice-diretoras, orientadoras, supervisoras, merendeiras, equipe encarregada pela limpeza, pais e alunos. São essas pessoas que fazem da educação de Guaxupé motivo de orgulho.
Meu carinho especial e total confiança à Secretária de Educação, Nesmar Brazão Güerini, que vem desenvolvendo um excelente trabalho, humano, agregador e responsável e que ao lado da dedicada equipe de profissionais dessa Secretaria faz da educação de Guaxupé uma educação que transforma.