Publicado em 26/05/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação
Durante os dois primeiros anos do meu mandato, fui alvo de uma oposição raivosa que me atacava pessoalmente. Com muita serenidade e confiança na justiça travei uma luta dentro da lei e de forma particular. Mas hoje a história é diferente. Venho aqui cumprir minha obrigação, não como homem público, mas como um homem decente que tem sua história de vida construída dentro da educação.Como é possível eu me calar diante de tamanha injustiça?
Quando o assunto é merenda escolar, ouso dizer, parafraseando nosso ex-presidente Lula, que nunca antes na história dessa cidade, a merenda escolar foi tão farta, em quantidade, em variedade e em quantidade.
Cito alguns números que comprovam essa nova realidade:
2007/2008 – VERDURA– 0 tipos
2010/2011 – VERDURA- 16 tipos
Aumento de 100%
2007/2008 – FRUTAS – 2 tipos
2010/2011 – FRUTAS – 12 tipos
Aumento de 600%
2007/2008 – LEGUMES – 3 tipos
2010/2011 – FRUTAS – 6 tipos
Aumento de 100%
2007/2008 – CARNES – 2 tipos (moída e frango)
2010/2011 – CARNES – 4 tipos
Aumento de 100%
2007/2008 – DIVERSOS – 10 tipos
2010/2011 – DIVERSOS – 17 tipos
Aumento de 80%
E onde estava a nobre vereadora nesses anos?
1. Hoje temos nutricionista que realiza testes para a introdução de novos alimentos, planeja o cardápio, promove ações de educação alimentar e nutricional através de palestras para pais e alunos.
2. Não damos comida na escola, trabalhamos o conceito de eficiência nutricional da alimentação escolar.
3. Promoção do desenvolvimento local com a aquisição de alimentos da agricultura familiar.
4. Ampliação da oferta de verduras, legumes e frutas
Foi com muito orgulho que participamos de um concurso nacional, Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar promovido pela organização não governamental Ação Fome Zero.
Temos na cidade um CAE – Conselho de Alimentação Escolar, atuante e fazemos questão de estar sempre de pontos abertas para eles que visitam rotineiramente as escolas, inclusive e especialmente no dia que chegam os produtos da merenda. Vocês percebem quantas pessoas honradas que trabalham em prol do município essas declarações ofenderam?
E humilham nossas crianças como se eles se sujeitassem a comer qualquer coisa.
É com indignação crescente que falo sobre este assunto. Mas sou um entusiasta da educação de excelência que temos no município e ainda consigo sempre ver o lado bom das coisas.
Sabíamos do bom trabalho realizado, mas ver tantas manifestações indignadas de diretoras, merendeiras, pais e alunos nos deu a comprovação de estarmos no caminho certo e realizando um trabalho sério. É a opinião e avaliação dessas pessoas que nos interessa.
Reitero meu incondicional apoio e solidariedade a todos os agentes educacionais: professoras, diretoras, vice-diretoras, orientadoras, supervisoras, merendeiras, equipe encarregada pela limpeza, pais e alunos. São essas pessoas que fazem da educação de Guaxupé motivo de orgulho.
Meu carinho especial e total confiança à Secretária de Educação, Nesmar Brazão Güerini, que vem desenvolvendo um excelente trabalho, humano, agregador e responsável e que ao lado da dedicada equipe de profissionais dessa Secretaria faz da educação de Guaxupé uma educação que transforma.