Publicado em 21/12/2014 - regiao - Da Redação
No dia 15 de dezembro, a Associação dos Municípios da Micro Região da Baixa Mogiana, com sede em Guaxupé, promoveu reunião com o objetivo de eleger sua nova diretoria para o exercício de 2015. Participaram os prefeitos Adênio Siqueira Danziger (Bom Jesus da Penha), Álvaro Mariano Júnior (Juruaia), Antônio Gregório Militão (Arceburgo), Celson José de Oliveira (Nova Resende), Edson José Ferreira (Cabo Verde), Humberto Fernandes Maciel (Monte Belo), Ivan Antônio de Freitas (Muzambinho), Jarbas Correa Filho (Guaxupé), João Carlos Minchillo (Guaranésia), Lourival José de Sales (São Pedro da União) e Matheus Jerônimo Guidi (Botelhos).
O prefeito de Areado, Rubens Vinícius Bornelli, esteve representado pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Hugo César Mião. TRÊS MANDATOS - Prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior manifestou toda sua alegria por ter ocupado a presidência da AMOG. Como ocupou o cargo por três mandatos, acredita que seu trabalho recebeu uma avaliação positiva por parte dos demais prefeitos. Entre as ações desenvolvidas, destacou a renovação do maquinário, implantação de novos cursos e suporte técnico para os prefeitos. Observa que os municípios enfrentam muitas dificuldades, sendo que um trabalho conjunto acaba fortalecendo as administrações. Deseja que os prefeitos continuem unidos em prol da região como um todo.
MELHORIAS - O prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho, manifestou seu entendimento de que o prefeito Ivan de Freitas assume a presidência da AMOG com a visão de promover melhorias para todos os municípios que integram a associação. Acredita que o fortalecimento dos municípios, que somam em torno de 250 mil habitantes, é muito importante para a região. Até porque os cidadãos ganharão em diversos aspectos como qualidade de vida e suporte de infraestrutura para cada cidade. Para ele, a conversação entre os prefeitos poderá representar uma grande diferença para a associação. No final, Jarbinhas parabenizou Ivan de Freitas pela coragem ao assumir o desafio de administração da AMOG durante o ano de 2015.
PROBLEMAS COMUNS - João Carlos Minchillo, prefeito de Guaranésia, declarou sua certeza de que os municípios devem concentrar num trabalho conjunto na busca de solução para os problemas comuns. Ao mesmo tempo, confirmou que os prefeitos esperam um ano de 2015 extremamente difícil para o Brasil e Minas Gerais, sendo que as dificuldades também chegam aos municípios. Mas entende que uma nova linha de trabalho proporcionará os resultados esperados. Confiando na competência e experiência do prefeito Ivan de Freitas, também acredita que muitas soluções serão encontradas. “É uma união com os objetivos definidos em cada reunião da AMOG”, analisou.
EXEMPLO POSITIVO NA REGIÃO - Durante a reunião da AMOG, a reportagem buscou informações junto aos prefeitos sobre a garantia de pagamento do 13º salário do funcionalismo público municipal. Desta forma, vale informar que todos os prefeitos da região já pagaram o benefício aos servidores até o dia 19 de dezembro. Em alguns municípios, o 13º salário foi dividido em duas parcelas, sendo a primeira paga no meio do ano e a segunda parcela em dezembro. Outros municípios optaram por pagar de forma integral, sendo que todos cumpriram esta obrigação até a última sexta-feira, 19/12.
É importante e necessário valorizar o empenho dos prefeitos que, através de planejamento e organização administrativa, conseguiram este diferencial em comparação com muitos municípios brasileiros. É público e notório, como a imprensa vem divulgando, que muitas cidades enfrentam dificuldades e até mesmo ameaçam passar o ano sem beneficiar os servidores municipais com este direito trabalhista. Portanto, os municípios que integram a AMOG finalizam o ano de 2014 dando um exemplo positivo para o país.


