Prefeito de Poços de Caldas visita obras do presídio

Publicado em 21/06/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

O prefeito Paulo César Silva, a vice-prefeita Gláucia Boaretto e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a primeira-dama Marlene Silva, visitaram o presídio de Poços de Caldas na tarde da sexta-feira (17), para conferir as obras de ampliação do local e também a situação dos detentos, principalmente das mulheres.
A Prefeitura está construindo duas novas celas, com capacidade para 18 presos cada, que, de acordo com o diretor geral do presídio, Marcelo Henrique de Sousa, vão ajudar a melhorar as condições gerais do local até a implantação da nova unidade prisional do município. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 120 mil.
Desde 2009, o presídio também passou a contar com atendimento de saúde próprio, cedido pelo município, em regime 12x36 com quatro técnicos de enfermagem, médicos, dentistas, exames, acompanhamento de doenças crônicas, etc. De acordo com os técnicos de enfermagem Adriana Borges e João Batista Ribeiro, são 154 atendimentos mensais em média, além de palestras e atividades de prevenção.
Só quem visita a cadeia atual sabe da necessidade urgente de construirmos a unidade prisional no município. As condições melhoraram bastante com a implementação de ações de ressocialização e também melhorias físicas, mas ainda são muito complicadas, sobretudo pela superlotação, destacou o prefeito Paulo César Silva.

Unidade prisional
O município pleiteia junto ao Governo do Estado a construção de uma nova unidade prisional, que terá capacidade para abrigar 302 presos. Na última semana, o prefeito esteve em Belo Horizonte para assinar a escritura de doação da área, na zona sul do município, com 50 mil m², para o Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social. A obra terá área construída de 20 mil m² e deve gerar 250 empregos diretos.