Publicado em 22/12/2017 - regiao - Da Redação
O Prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado pelo secretário de saúde, Carlos Mosconi, participou da aula inaugural do curso de Medicina da PUC Minas, campus Poços de Caldas. A solenidade aconteceu na tarde de quarta, 20, no auditório da universidade e contou ainda com a presença de alunos, professores, do pró-reitor da PUC MInas, campus Poços,Iran Calixto Abrão , do diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Raul de Barros Neto, do professor Márcio Leandro Gonçalves (presidente acadêmico do campus); delegado do Conselho Regional de Medicina (MG) em Poços, dr José Tasca; Leonardo Guerra, chefe do depto de Medicina da PUC MInas, Antonio Angelo Rocha, coordenador do curso de Medicina de Poços, do presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Carlos Pereira ,de secretários municipais e ex-prefeitos.
De acordo com Sérgio Azevedo, a vinda do curso de Medicina para Poços foi uma construção coletiva, mas que se deve, fundamentalmente, à qualidade da universidade PUC Minas em nossa cidade. "Tenho muito orgulho do curso estar sendo inaugurado em nosso governo, pois vai transformar o setor de saúde da cidade, já a partir de janeiro, quando os estudantes começarão a frequentar as unidades básicas de saúde. Quem mais ganha é a população", destacou.
Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, o foco dos cursos de Medicina, atualmente, é a prevenção das doenças, "e é com grande satisfação que aguardamos os alunos em nossa estrutura municipal de saúde. Vocês irão frequentar uma estrutura de saúde que se caracteriza como uma das melhors do país, com hospitais, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde. Poços tem uma estrutura privilegiada e é com muito orgulho que abrimos nossas portas para os alunos do curso de Medicina da nossa cidade".
Foram ofertadas 50 vagas, no Curso de Medicina em Poços de Caldas que mantém o projeto pedagógico do curso já implantado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com formação integral e enfoque no atendimento, em sintonia com a formação humanística que caracteriza a qualidade de ensino PUC Minas. Dessa forma, os alunos aprenderão não apenas os conceitos e as técnicas clínicas e cirúrgicas, mas também as habilidades e atitudes que valorizam o cuidado e humanizam o exercício da profissão.
Esta visão foi destacada pelo pró reitor Iran Calixto durante seu discurso. "É um momento muito feliz, fruto de um trabalho de muitas pessoas, realizado com muito amor. Vocês, alunos, estão iniciando um curso que recebeu nota máxima , numa estrutura do municipio que também foi avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação. Um curso com uma área altametne tecnológica, mas, mais que isso, receberão a formação humanistica da PUC Minas. Agradeço a confiança das famílias e estou muito orgulhoso por vocês, alunos, vencedores de um processo seletivo que contou com 1900 candidatos, 32 por vaga. Este foi, sem dúvida,, um fechamento com chave de ouro do aniversário de 20 anos de PUC Minas em Poços de Caldas. Sejam todos bem vindos!"
Aprovação do curso
A aprovação para o funcionamento do novo curso de Medicina foi concedida em um processo inédito realizado pelo MEC em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do programa Mais Médicos, que traça como meta alcançar uma relação de 2,7 médicos por mil habitantes – similar à dos países mais desenvolvidos. A escolha dos projetos foi feita por meio de editais de chamamento público de ampla concorrência, que contemplava municípios que não ofereciam formação médica e Instituições de Ensino Superior (IES) instaladas nessas cidades. Na seleção dos municípios, além da inexistência de curso no local, foram exigidos requisitos baseados na proporção de vagas e médicos por habitante e tamanho da população atendida, entre outros critérios.
Já a análise das propostas das instituições de ensino superior levou em consideração a aprovação do projeto pedagógico do curso, o plano de desenvolvimento de docência, a infraestrutura da unidade que vai abrigá-lo, o plano de contrapartida com o município para utilização de unidades hospitalares, a capacidade econômico-financeira da mantenedora e sua regularidade jurídica e fiscal. Foram 215 instituições inscritas em todo o país - e, dessas, 37 foram selecionadas.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas