Prefeito solicita recursos para o Cefet em Poços

Publicado em 17/08/2009 - regiao -

949-01Em viagem a Brasília, no último dia 12, o prefeito Paulo César Silva esteve no setor de escolas técnicas federais do Ministério da Educação para solicitar recursos para a unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em Poços. O prefeito também participou de reunião do Conselho da Justiça Federal para reiterar o interesse do município na instalação de uma vara federal. “Fomos buscar recursos para o nosso Cefet. Avançamos muito e temos perspectiva de uma grande conquista para o próximo ano. Por isso, já vamos dar ordem de serviço para instalação e obra do Cefet, porque temos grande possibilidade de conseguir uma parceria do governo federal, assumindo o Cefet. É isso que a gente espera”, destacou o prefeito.
O CT Poços é uma parceria da prefeitura com o Cefet e oferece cursos profissionalizantes gratuitos, com duração de dois anos. O Centro foi implantado pelo município em 2008. A escola de formação profissional de nível técnico oferece os cursos de Eletrotécnica/Automação Industrial e Meio Ambiente e funciona provisoriamente no Edifício Fiamenghi. O endereço definitivo será no Centro Social Urbano, depois que o local passar por uma completa reestruturação física.
O motivo central da viagem ao prefeito foi a participação na reunião do Conselho da Justiça Federal. “Foi uma viagem bastante proveitosa. Nós tivemos uma audiência, através da solicitação do deputado federal Geraldo Thadeu, que nos acompanhou e conquistou a inclusão de Poços de Caldas dentre as mais de 200 varas federais que serão criadas. O objetivo da nossa visita junta ao ministro do STJ, César Asfor Rocha, foi no sentido de mostrar a importância de Poços de Caldas para que a gente seja contemplada entre as primeiras cidades que serão definidas. Vale lembrar que nós estivemos junto com o pessoal da OAB, Dr. Rivelino e Dr. Ângelo e com o deputado Aelton Freitas, autor do projeto, que também nos ajudou. O ministro foi extremamente receptivo, levamos um material bastante completo, com os dados históricos de Poços de Caldas e uma estatística fornecida pelo diretor do fórum, Dr. Márcio Cunha, dos processos que seriam da alçada federal, para convencê-
lo.
Todos os membros do Conselho receberam o material, justamente para tentar convencê-los e voltamos bastante otimistas com a implantação da vara federal em Poços”, afirmou Paulo César Silva.
O prefeito também esteve no Ministério das Cidades, para levar projetos na área de recuperação de redes do município. “Estamos fazendo grandes obras, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto, com a troca de rede em todos os setores da cidade. Acompanhado do engenheiro Gustavo Frayha, que integra a equipe do ministério, encaminhamos projeto para que possamos iniciar obras no valor de R$ 3 milhões”, informou.