Prefeitura dá inicio a erradicação da murta em Carmo do Rio Claro

Publicado em 24/10/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Bactéria presente na planta ataca árvores de frutos cítricos

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro deu inicio na quinta-feira (20) à erradicação da planta da espécie Murta em todo o município.
A medida visa atender a lei nº 011/2010 que proíbe o plantio, cultivo, transporte e a produção de árvores da espécie Murta em todo território carmelitano.
A lei foi sancionada em 20 de outubro de 2010 e deu-se um prazo de um ano para que se regularizasse a situação.
Terminado o prazo, a prefeitura iniciou o corte das árvores dessa espécie na cidade.
Tal arbusto é um dos principais hospedeiros da bactéria Candidatus liberibacter ssp., que é disseminada pelo inseto vetor Diaphorina citri, transmissor da doença HLB ou Greening (Huanglongbing) que atinge os cítricos (limão, laranja e tangerina) e compromete toda a planta, incluindo os frutos.
A doença
Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a doença não pode ser contida. “A murta é um planta ornamental e é hospedeira da bactéria que transmitem o Greening. É importante erradicar a murta já que a planta, uma vez contaminada, também poderá continuar a propagar a doença através do inseto vetor”.
Em Carmo do Rio Claro, a doença já foi diagnosticada pela primeira vez numa propriedade em 2007.
De acordo com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, já está sendo providenciada a substituição das plantas erradicadas por mudas apropriadas para arborização urbana.