Prefeitura de Guaxupé tem todas as repartições públicas interligadas por fibra ótica

Publicado em 14/06/2016 - regiao - Da Redação

Prefeitura de Guaxupé tem todas as repartições públicas interligadas por fibra ótica

Na região, Guaxupé é a única cidade a operar 100% com esta tecnologia 

Na semana passada a Divisão de Informática concluiu o trabalho de instalação de fibra ótica em todas as repartições públicas municipais. A partir de agora, secretarias, escolas, unidades de saúde, dentre outros locais estão interligados por mais de 20 quilômetros de fibra. Com isso, sem o sobrecarregamento da rede, o sistema ficará disponível a todo o momento. Garantirá, ainda, maior segurança, agilidade e qualidade durante a prestação do serviço público. 

De acordo com Vinicius Dias, diretor operacional da empresa BRX, responsável por desenvolver tal tecnologia junto à Prefeitura de Guaxupé, a inovação se fez necessária e trará grandes benefícios até mesmo num futuro próximo: “Temos mais de 20 quilômetros de fibra ótica pela cidade. Isso está sendo utilizado agora pelas secretarias municipais e outras repartições. Mas poderá ser utilizada, por exemplo, quando existir o projeto de monitoramento de câmeras ou até mesmo se a Prefeitura desejar implantar serviço de telefonia própria”, explicou. 

Para o secretário municipal de administração, Jair Bastos Filho, os trabalhos para o melhoramento da informática, bem como o sistema interno de rede da Prefeitura, vem sendo trabalhado desde 2014: “Além da fibra ótica, trocamos também alguns computadores e impressoras. Otimizamos o sistema de impressão de documentos. Para se ter ideia, existiam 110 impressoras na Prefeitura e hoje conseguimos um trabalho bem mais eficaz com apenas 61. Vale lembrar ainda que criamos um novo site oficial e implantamos a intranet.”

Ainda segundo Jair, as mudanças trouxeram além de melhorias operacionais, uma sensível redução de despesas: “Hoje os custos são menores e a qualidade muito melhor. O que conseguimos economizar com a nova tecnologia, podemos investir em outras áreas dentro da Prefeitura”, disse.

FONTE: ASCOM