Prefeitura de Guaxupé doa terreno para levar cultura aos bairros

Publicado em 19/01/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Sabe aquela velha máxima de que se Maomé não vai à montanha a montanha vai até Maomé? Este é um grande desafio que a Prefeitura de Guaxupé, em mais uma bem sucedida parceria com a Fundação Cultural de Guaxupé, aceitou enfrentar.
Na manhã da quarta-feira, 18 de janeiro, o Prefeito Roberto Luciano recebeu em seu gabinete representantes da Casa da Cultura para a assinatura da doação de um terreno para a fundação.
O terreno de 1.458 m2 está localizado entre dois bairros com grande população, Parque dos Municípios e Santa Cruz, especialmente uma população jovem que é carente de oportunidades e de acesso à cultura.
O projeto prevê a construção de um polo cultural neste espaço, democratizando o acesso à cursos e eventos e incentivando os jovens a tomarem gosto por esse  universo tão rico e tão cheio de possibilidades. O Presidente da Casa da Cultura, Severo Antônio da Silva, destacou que o grupo vinha em nome da fundação agradecer especialmente a parceria, a compreensão e a sensibilidade do prefeito ao conseguir atender o pedido feito da doação desse terreno. Segundo ele, este polo que será construído no terreno doado será um marco na cultura guaxupeana e tem o importante papel de trazer para a cidade um espírito de expansão cultural.
Roberto Luciano chamou a atenção de todos para o caráter social dessa doação e da importância de descentralizar as ações culturais, levando aos bairros: “O mais encantador desse projeto é que vamos poder oferecer acesso à cursos, à eventos, à oportunidades a quem não isso. E nós sabemos a importância desse acesso, porque quando a pessoa conhece por exemplo a música clássica, tem a chance de ver uma apresentação de uma orquestra, as pessoas gostam, muda o conceito e alegra a alma. Levarmos esse projeto para a periferia é uma grande realização.”
O prefeito destacou ainda a importância das parcerias do poder público com o 3º setor, afirmando que eles conseguem chegar onde o poder público não tem pernas para chegar porque é muito engessado e que quando tem parcerias, as coisas acontecem. Ainda sobre as parcerias, Roberto parabenizou a Casa da Cultura pelo excelente trabalho desenvolvido e pela evolução nas realizações alcançando resultados muito positivos que a cidade sempre sonhou em ver. Destacou o sucesso da Orquestra Jovem, dos eventos, dos novos projetos que estão sendo implantados e especialmente a popularização da cultura: “Hoje a Casa da Cultura é um parceiro indispensável para o município, estão todos de parabéns pelo trabalho.”
Nilson de Alcântara, mais conhecido como Ratinho, como professor de música- bateria e percussão, empolgado falou sobre o projeto: “A parceria, as ideias do Severo e o apoio da prefeitura têm sido excelente. Eu vivi muito tempo fora, viajei de Tóquio a Singapura e posso afirmar que esse trabalho desenvolvido aqui é muito interessante. Vamos promover a inclusão social através da música e vai ser ótimo. Vou trabalhar com música brasileira variada, música afro cubana e centro americana, vamos fazer um negócio diferente e os jovens vão assimilar muito bem e vão adorar.”
Severo, Presidente da Fundação Cultural de Guaxupé concluiu: “Eu acho que é uma situação madura, sociedade civil em harmonia com o poder público no sentido de buscar a evolução real da nossa cultura. Expandindo e levando a cultura a todos os cantos da cidade. Essa doação consolida o caminho para a emancipação da Fundação Cultural como sociedade civil e a qual conta também com o povo de Guaxupé para ajudar nesse processo, na construção de uma Escola de Cultura na periferia da cidade, e de fato isso conseguido, será uma grande realização harmônica entre poder público e sociedade civil.”  Segundo o Severo, a pedra fundamental será lançada em março deste ano.