
Na tarde da terça-feira, 28 de maio, a Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria de Saúde, entregou à comunidade mais um presente neste centenário: o Centro de Atenção à Mulher. Este espaço dedicado à saúde da mulher passou por um extenso serviço de revitalização, ampliação e modernização que transformou a Unidade Básica de Saúde da Mulher, Dr. Jeremias Zerbini, em um moderno e exclusivo espaço de atenção à mulher.
A inauguração reuniu vereadores, secretários da administração, profissionais da saúde e muitas pacientes.
A unidade de saúde do Planalto, como é conhecida, recebeu um investimento de mais de 200 mil reais para melhorar a qualidade e ampliar a quantidade de atendimentos . Esta unidade tem a importante missão de cuidar da saúde da mulher. A mesma mulher que tantas vezes cuida da saúde do filho, do marido, da mãe e de toda a família acaba negligenciando sua própria saúde.
O centro conta agora com um moderno aparelho de ultrassom 3D adquirido através de emenda do

Deputado Federal Odair Cunha no valor de R$ 85.ooo,00 (oitenta e cinco mil reais). Este aparelho oferece às usuários o que há de melhor e mais eficiente no mercado. A tecnologia 3D revolucionou os diagnósticos baseados no exame de ultrassom, pois facilita a detecção de doenças em estágio inicial e é especialmente efetivo na identificação de má formação do feto e em diagnósticos de urgência.
Em um anexo do centro foi construída uma central de esterilização equipada com uma autoclave digital e que irá atender toda a rede municipal de saúde. A autoclavagem dos instrumentos e materiais são de vital importância por assegurar uma perfeita assepsia e maior margem de biossegurança. O sistema de esterilização por autoclave utiliza vapor saturado de água, eliminando todo o ar da câmara e proporcionando total segurança para o paciente e o profissional quanto aos perigos da transmissão de doenças infectocontagiosas nos consultórios com práticas de saúde.
A Secretária de Saúde, Luciana dos Santos, iniciou sua fala citando um trecho do livro “O que realmente importa”? do autor Anderson Cavalcante como a tradução da filosofia de trabalho da saúde no município: “Acredite, você não está aqui por acaso! Todos nós temos uma missão no mundo. E essa missão é o combustível da alma. É dela que nasce a energia para viver em plenitude”. Segundo ela a Saúde das Mulheres é uma MISSÃO para a administração. Destacou ainda: “Para essas mulheres fortes e que têm um papel fundamental na sociedade que dedicamos à reforma e ampliação desse Centro de Atenção à Mulher que atende em média 150 mulheres por dia, que realiza o tratamento e prevenção de doenças de ordem ginecológica e mastológica, que efetua a assistência no início da existência do ser humano através das consultas de pré-natal, que se preocupa com crescimento familiar, organizando-o através do planejamento familiar. Isso seria o suficiente para dizer que essa unidade de saúde é uma das mais importantes de nosso município.”
O prefeito de Guaxupé destacou a qualidade de atendimento da unidade que é referência em toda a rede. Segundo ele, 25% do orçamento municipal é destinado à saúde, um dos maiores índices, enquanto, comparativamente, o governo estadual destina 8% e que isso reflete o compromisso que a administração tem com a saúde que é um direito básico do cidadão , e com a saúde de qualidade, com um trabalho voltado para a prevenção e qualidade de vida.
A mais antiga funcionária da Unidade, Dona Terezinha Terezinha Aparecida Cunha foi homenageada pela Secretária de Saúde e a paciente Aline Cristina Silva representando todas as usuárias do Centro de Atenção à Mulher , foi homenageada pelo prefeito.
A benção das instalações foi realizada pelo Padre Weberton dos Reis Magno, da Catedral.
E as novidades não param com a inauguração. Nas próximas semanas o Centro de Atenção à Mulher passará a contar com um novo e moderno consultório odontológico.
Sem dúvidas, um importante presente para Guaxupé em seu centenário.