Publicado em 21/03/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação
Durante muito tempo as políticas públicas eram voltadas basicamente para dois públicos: crianças e idosos. Hoje, os jovens têm o olhar dos governos voltados para eles e um dos projetos mais bem sucedidos nessa área é o Projovem Adolescente. Este programa foi criado para fortalecer a convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
Em Guaxupé, a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem se utilizando de um verdadeiro arsenal de possibilidades para acolher, incentivar e motivar os adolescentes assistidos pelo Programa. Através de ações de arte e cultura, esporte e lazer os jovens têm se mantido ocupados, têm aprendido coisas novas e têm olhado a vida com uma nova perspectiva.
adolescentes que participam deste programa. Em uma especial oportunidade reuniu pais e responsáveis por esses jovens. A coordenadora, Samira Jorge, juntamente com a instrutora Rita explicaram aos pais a filosofia do programa e a dinâmica de trabalho das oficinas e como tudo isso é de fundamental importância na formação humana e cidadã dos seus filhos.
a Prefeitura de Guaxupé com Jovens entre 14 e 18 anos desde 2010. Agora, em iniciativa pioneira, a prefeitura criou o PROJOVINHO, como vem sendo carinhosamente chamado. O PROJOVINHO amplia o atendimento para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e recebe o irmão mais novo daquele jovem que se revelou um grande percussionista e despertou o interesse do irmão em seguir o mesmo caminho, ou aquele amigo que nunca tem nada de diferente para fazer e acaba desperdiçando tempo na rua.
A ideia é simples e por isso tão bem sucedida. Os jovens recebem apoio e acompanhamento, participam de oficinas, recebem reforço escolar e participam de atividades esportivas, ocupando assim de maneira saudável um tempo que era ocioso. E tudo o que é aprendido prepara o jovem para o convívio social, para a valorização do convívio familiar, para uma entrada responsável no mercado de trabalho e para uma vida de esperança.