Prefeitura de Paraíso faz congada e moçambique em Guardinha

Publicado em 13/05/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e a Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro estão com os preparativos em finalização para realizar mais uma edição da tradicional festa da Congada e Moçambique no distrito de Guardinha.
O evento está programado para dois finais de semana seguidos, começando no sábado, dia 21 de maio, às 19h30, quando haverá a missa e levantamento das Bandeiras dos Santos Padroeiros da Congada: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigenia, São Domingos e Santa Izabel. No final de semana seguinte, dia 28, às 19h30, haverá missa e logo após, no salão paroquial, show das 21h às 2h. As apresentações dos ternos serão no domingo, 29, seguida de show com a dupla sertaneja Correto e Corrente e convidados. Nos dois dias de festa haverá bingo, leilão de prendas e serviço completo de bar. O evento no distrito é centenário e a cada ano atrai um número maior de pessoas. Motivados pela fé e tradição, os ternos de Congo e Moçambique se apresentam mostrando a força do folclore regional, com o reconhecimento da comunidade de Guardinha.
Nos últimos anos, o terno de congo mirim “Os Filhos de Santa Efigenia”, original de Guardinha, vem sendo uma das atrações da festa. O destaque vai para o capitão e demais congadeiros que compõem o terno mirim. Segundo Lucas Cândido de Oliveira, responsável pelo departamento de Cultura, “o terno mirim é o verdadeiro exemplo de hereditariedade de nosso folclore, os pequenos congadeiros passam a mensagem de esperança para todos que privilegiam a Congada, haja vista que teremos fiéis precursores dessa manifestação folclórica”.
A festa é aberta a toda população de Paraíso e região. As apresentações dos ternos de Congo e Moçambique começam as 12h30 com término previsto para as 17h. Os desfiles acontecem em frente à igreja do Senhor Bom Jesus, na praça José Alves de Souza Faleiros.

Fotos: Arquivo ASSCOM (evento de 2010).