Publicado em 17/05/2016 - regiao - Da Redação
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, inaugura nesta quarta-feira, 18, a partir das 9h30, uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (Caps-I). Localizado à Travessa Capitão Pádua, 20, no centro da cidade, o “Caps Girassol” será destinado ao público com idade de zero a 18 anos. Conforme Eliane Matheus Bonfante, coordenadora do serviço, a iniciativa visa ampliar o atendimento à comunidade dentro da filosofia que tem como modelo a implantação de serviços substitutivos à hospitalização, através de uma rede articulada e com um sistema de referência.
Eliane explica que neste momento inicial, a demanda será de portas abertas. "Ainda não temos uma limitação, as vagas estão abertas e à disposição da população para o atendimento que irá funcionar nos mesmos moldes das outras duas unidades de Caps que já temos instaladas no município", afirma. A coordenadora esclarece que o centro funcionará como um serviço comunitário que tem o papel de cuidar de pessoas com transtornos mentais graves. "O objetivo é evitar a exclusão dos pacientes, promovendo a integração e o convívio social do mesmo, onde há o atendimento durante o período contrário ao horário que o usuário frequenta a escola”. Além do atendimento oferecido às crianças e adolescentes, a equipe faz intervenções com os familiares ou responsáveis a fim de obter maior efetivação no andamento do tratamento.
No Caps Girassol será oferecido atendimento de equipe multidisciplinar semelhante ao que já existe nas outras unidades em funcionamento no município, individual e em grupo. Entre os profissionais que estarão atuando constam médico clínico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social, além de recepcionista, merendeiro, monitor de oficinas e educador físico.
"Conseguimos um prédio bem na área central, que passou por algumas pequenas adaptações nos espaços para que fossem montadas as oficinas terapêuticas", detalha Eliane. Segundo ela, as atividades serão desenvolvidas de acordo com o perfil, as capacidades e limitações do público a ser atendido dentro de um projeto terapêutico singular.
O Caps infanto-juvenil é um espaço de atenção diária destinado ao atendimento de crianças e adolescentes gravemente comprometidos psiquicamente, e também usuários dependentes de substâncias psicoativas.
Eles constituem um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.
De acordo com estudos sobre o serviço, ampliam-se as possibilidades do tratamento para crianças e adolescentes quando o atendimento tem início o mais cedo possível. Por isso, os Caps-I estabelecem as parcerias necessárias com a rede de saúde, educação e assistência social ligadas ao cuidado da população infanto-juvenil. Deve-se ter em mente que no tratamento dessas crianças e adolescentes, mesmo quando não é possível trabalhar com a hipótese de remissão total do problema, a obtenção de progressos no nível de desenvolvimento, em qualquer aspecto de sua vida mental, pode significar melhora importante nas condições de vida para eles e suas famílias.
Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de São Sebastião do Paraíso