Publicado em 22/11/2017 - regiao - Da Redação
A Prefeitura está legalizando as mais de cem hortas comunitárias existentes na cidade, nas quais a população utiliza terreno público para o plantio de hortaliças, legumes e árvores frutíferas. No último sábado,18, pela manhã, nas dependências do antigo Sesi, na região sul, foram entregues os cinco primeiros certificados do Programa Cidadania e Ecologia. Os certificados foram assinados e entregues pelo prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado pelo secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni.
O objetivo desta certificação é a cessão de espaços públicos para a implantação de hortas comunitárias, por meio de documentação específica, legalizando os espaços já existentes e abrindo outros para exploração, conforme Lei 8.587, de 2009. O autor da lei, vereador Alvaro Cagnani, esteve presente e destacou a importância do projeto. “Muitas pessoas que se aposentam, às vezes não têm o que fazer, então a horta é uma atividade que distrai a cabeça e também pode gerar uma renda extra, além de manter limpos os terrenos públicos”.
O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em parceria com o Jardim Botânico, secretarias de Planejamento e Promoção Social. Foi realizado um levantamento das áreas, pelos zeladores de cada região da cidade. O estudo alcançou a marca de 140 espaços públicos ocupados com plantações de hortaliças, frutas e legumes.
“Contamos com a população para deixarmos Poços de Caldas cada dia mais bonita, mais bem cuidada. Não pode ser só o prefeito o responsável! Conto com a ajuda de todos para tornar Poços uma cidade linda novamente. E isso está sendo feito em muitos bairros. Parabenizo também os servidores da Secretaria de Serviços Públicos, que voltaram a trabalhar motivados e com equipamentos, executando um belo trabalho em toda a cidade”, destacou o prefeito.
Participaram ainda da solenidade, os vereadores Ligia de Freitas Podestá e Pedro Magalhães, além de Alvaro Cagnani e os zeladores. De acordo com Thiago Biagioni, a lei que estabelece o programa Cidadania e Ecologia precisa ser aprimorada, “para dar mais segurança, tanto para a Prefeitura como para a pessoa que for utilizar o terreno público. Para isso, contamos com a Câmara de Vereadores para nos auxiliar neste sentido e, dessa forma, fazer com que o programa seja realmente efetivado, conforme o objetivo do vereador Alvaro Cagnani, quando idealizou a ação, em 2009. Com este levantamento realizado pelas zeladorias e estudos da Seplan, já demos um salto para dar funcionalidade ao projeto”, informou o secretário de Serviços Públicos.
Os moradores Elaine Descaino, Simoni Aparecida Silva, Pedro Eugênio Manoel e Catarina Silva Manoel, todos moradores do bairro Monte Verde, já receberam seus certificados. Também Antonio Bentino Nascimento Santos, do Jd Kennedy e Gislaine Aparecida Olivera, do Jd Esperança, foram regularizados. Outros processos estão em andamento na Secretaria de Planejamento e, em breve, mais produtores poderão ser certificados.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas