Publicado em 11/08/2019 - regiao - Da Redação
População pode encaminhar solicitações pelo
Fala Poços
A
Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação
Social e em parceria com a Secretaria Municipal de Controle Interno,
disponibiliza a partir desta semana o “Fala Poços”, Sistema de Ouvidoria
Pública Municipal, por meio do aplicativo eOuve. A iniciativa foi criada para
facilitar a comunicação entre o poder público e a população e está disponível
para download nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta
digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br.
O link está disponível também na página inicial da Prefeitura na internet (www.pocosdecaldas.mg.gov.br).
A
plataforma foi desenvolvida com base na lei federal 13.460/2017, que dispõe
sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços
públicos da administração pública, e tem como principal objetivo armazenar em
uma única base de dados todos os pedidos da população para atender as
solicitações de modo eficaz e personalizado. “O ‘Fala Poços’ se soma a diversas
ações que estamos implementando na Prefeitura, com o objetivo de ampliar a
transparência e facilitar o acesso dos moradores e visitantes aos serviços
municipais. Temos investido principalmente em soluções digitais que, além de
mais eficientes e acessíveis, também reduzem os custos da máquina pública”,
destaca o prefeito Sérgio Azevedo.
O cidadão
pode acessar a ferramenta através do site ou aplicativo e o download é
gratuito. É necessário criar uma conta com dados pessoais e inserir uma senha
de acesso para cadastrar e acompanhar as ocorrências. A população pode enviar
solicitações, denúncias, elogios, pedidos de informação, reclamações e
sugestões, por assuntos, divididos em 18 áreas: Administração; Comunicação e
Transparência; Cultura; Defesa Social; Desenvolvimento Econômico e Trabalho;
Educação; Esportes; Fazenda; Governo; Meio Ambiente; Obras; Planejamento e
Desenvolvimento Urbano; Procon; Procuradoria Geral do Município; Promoção
Social; Saúde; Serviços Públicos e Turismo.
O
aplicativo foi desenvolvido pela empresa Webnet Soluções e já atende 85 cidades
de diversos estados. Servidores de todas as secretarias municipais já passaram
por capacitação com a equipe da empresa para conhecer o sistema, que já estava
operando em período de teste. A plataforma conta com a área administrativa para
realizar o gerenciamento das demandas e redirecioná-las para as secretarias e
diretorias competentes, além de mapeamento completo da cidade, simplificando a
visualização por rua, bairro e status.
“O eOuve é
uma ferramenta de fácil acesso e utilização. Por ela, as pessoas vão poder
entrar em contato direto com os setores responsáveis para solicitar serviços e
informações, encaminhar denúncias e fazer solicitações e sugestões, tudo via
internet. A ocorrência será registrada no sistema e encaminhada para o local
correto, com prazo determinado para a tramitação interna e retorno ao cidadão”,
destaca o coordenador de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura, Paulo Ney
de Castro Jr. “Quando o cidadão faz qualquer tipo de solicitação pelo
aplicativo ou pelo site, ele recebe o protocolo, documento oficial pelo qual
ele pode acompanhar o andamento da ocorrência, ou seja, é uma ferramenta
oficial de comunicação com a Prefeitura”, completa.
Além do Sistema de Ouvidoria Pública Municipal por aplicativo, a Prefeitura de Poços de Caldas também já disponibilizou à população o novo Portal da Transparência, mais completo e de fácil acesso, permitindo a qualquer munícipe o acompanhamento do dia a dia da Prefeitura, o novo site da Prefeitura, mais moderno e funcional e o Diário Oficial Eletrônico, com acesso gratuito às publicações oficiais.
ASCOM