Prefeitura promove Feira de Adoção e apoia 1ª Expopet em Paraíso

Publicado em 07/08/2015 - regiao - Da Redação

Prefeitura promove Feira de Adoção e apoia 1ª Expopet em Paraíso

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoveu nos dias 1 e 2 de agosto mais uma edição da Feira de Adoção de Cães. O evento realizado no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho reuniu mais de 1000 visitantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, incentivar a adoção dos animais oriundos do Canil Municipal é uma das metas do prefeito Rêmolo Aloise, pois contribui com a melhoria da saúde pública, diminuindo assim o número de animais soltos nas ruas.

Além de realizar a feira de adoção, a Prefeitura apoiou a primeira edição da Expopet. "Como sempre a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, não mediu esforços para a realização de mais esse evento. Fomos convidados para apoiar a Expopet e decidimos então, realizar em conjunto, nossa tradicional feira de adoção de cães, provenientes do Canil Municipal", comenta a secretária Dulcinéa de Freitas Barroso.

Para Renato Barreto, que compareceu à feira no domingo, o evento foi a oportunidade para fazer a adoção de uma cachorrinha. “Eu fui no domingo à tarde, estava tranquilo e gostei do evento”, diz. Ele conta que conseguiu substituir um animal falecido. “Acabei adotando a Lassie, que é o mesmo nome que tinha a outra cachorra. Ela está adaptando bem  e estou feliz”, conta. A balconista Regina Célia Caetano, também aprovou o evento. “Acho que, se possível, deveria ocorrer mais vezes, existem tantos animais soltos que poderiam ser adotados, para serem cuidados e não ficarem vagando nas ruas, vou levar um para casa e vou ficar com dois”, disse.

Sílvia Letícia e Clayton Araújo também foram visitantes da feira realizada no Parque de Exposições no final de semana. “É importante que este tipo de ação seja feita pela Prefeitura, existe o canil, tem outras pessoas que cuidam dos animais de rua, assim eu acredito que eles poderão ter um lar e precisam ser tratados com carinho e serem bem cuidados”, avalia Silvia. Na opinião de Clayton, é preciso conscientização para que as pessoas não abandonem os animais. “Existem programas que incentivam a castração e isso ajudaria a evitar a proliferação e junto com programas de adoção como este, pode ajudar a acabar ou diminuir com a situação de cachorros abandonados nas ruas”, completa.

Nos dois dias do evento foram adotados 53 cães, dos 73 que foram levados para a feira. "Nossa vontade é que todos os 73 tivessem encontrado um novo lar, mas ficamos muito felizes com o resultado", avaliou a secretária. Ela acrescentou que os cães doados pelo Canil são acompanhados por médico veterinário, além de contarem com alimentação de primeira linha.

Outro fato destacado é o acompanhamento, realizado pela equipe de zoonoses, aos cachorros que foram doados. "Realizamos o cadastro de todos os cidadãos constando endereço, telefone, número de documentos e em breve a equipe da Vigilância fará a visita in loco (na casa das pessoas) para verificar a situação dos cães. "Só tenho a agradecer a todos os funcionários envolvidos na realização da Feira de Doação de Cães, a todos que nos prestigiaram e principalmente àqueles que levaram um "amigão" para casa", disse Dulcinéa.

A secretária salientou ainda que a preocupação da administração pública com os cães soltos em vias públicas é constante. "Prova disso são os investimentos que fazemos na área. Além do aluguel do local, existe o acompanhamento do médico veterinário, disponibilizamos dois funcionários diariamente para cuidar da área física do canil e também tratar dos cães que estão lá", descreve. “Além da reforma do espaço físico, aos poucos vamos adquirindo mais materiais, medicamentos e equipamentos.", aponta.

Dulcinéa informou ainda a existência de um baixo índice de mortalidade de cães e que, em média, são gastos cerca de R$ 60 mil por ano, somente com ração, que é sempre de primeira linha. "Apesar de sabermos que temos muito ainda para investir, esses dados são motivo de orgulho para nós", conclui.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG