Preparativos para o Natal Encantado seguem em ritmo acelerado em Poços

Publicado em 03/12/2012 - regiao - Da Redação

Os preparativos para o Natal Encantado de Poços de Caldas 2012 estão em ritmo acelerado. A decoração natalina será inaugurada no dia 7 de dezembro, juntamente com a abertura oficial da programação cultural, na Praça Pedro Sanches, a partir das 18h30.

A Comissão Organizadora do evento vem trabalhando desde março deste ano, com a realização de aproximadamente 20 reuniões, sob a presidência da primeira-dama, Marlene Silva, e dividida nos setores técnico, cultural e social, tudo para que o Natal Encantado, iniciado em 2009, possa continuar a atrair a atenção de visitantes e moradores, fomentando o turismo e o comércio e gerando emprego e renda, além de resgatar a importância da família.

A comissão técnica, composta por membros da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos, Turismo e Cultura, do Grupo DME e representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, foi a responsável pela criação dos enfeites natalinos. “São peças inéditas, criadas exclusivamente para o Natal de Poços de Caldas, que valorizam a nossa cultura”, destaca a presidente da Comissão, Marlene Silva.

“Os arquitetos, engenheiros e técnicos desenharam os enfeites natalinos, mediram as peças, verificaram a segurança dos elementos, dimensionaram a carga e voltagem da iluminação, etc. Foi um trabalho minucioso que envolveu pesquisa, estudo e dedicação dessa equipe que primou pelo design das peças, valorizando nosso patrimônio histórico”, explica. Os desenhos foram projetados pelo arquiteto Glaucio Claret, acompanhados por Leonardo da Silva Francisco e Luiz Gabriel Gonçalves, que mapearam a cidade.

O gerente de Serviços Especiais da DME Distribuição, Nivaldo Donizetti Morais, foi fundamental para a verificação da parte elétrica. O trabalho contou também com o tecnólogo ambiental Luiz Fernando Chaves da Silva, que trouxe sua experiência de iluminação em leds, além de Anderson Guidio, da Secretaria de Turismo, que defendeu a decoração do ponto de vista do turista que visita o município. O processo contou, ainda, com a colaboração da presidente da DME Participações, Salma Neder.

O Natal Encantado é uma parceria entre o Grupo DME e a Prefeitura Municipal, com o apoio das empresas EPTV Sul de Minas, Hotel Nacional Inn, Parque Walter Word e Sindicato de Hotéis.

Procedimentos

No final de maio, o projeto, já concluído, foi encaminhado para o Setor de Compras da Prefeitura para que fosse aberto o processo licitatório. No entanto, por conta da legislação específica do período eleitoral, não houve tempo hábil para sua conclusão.

“O processo teve prosseguimento após esse período, porém outro fator, o calendário, com um excesso de feriados, atrapalhou o andamento. Somente em novembro, o processo de licitação foi realizado com sucesso”, informa a presidente da Comissão.

De acordo com o diretor do Departamento de Suprimentos da Prefeitura, João Alvise, R$ 989.500,00 estão sendo investidos no evento neste ano, em dois processos licitatórios, um referente à aquisição de figuras decorativas e outro para a execução do projeto de iluminação.

“Agora, contamos também com o fator tempo. Pela legislação de segurança do trabalho, quando há chuvas ou tempestades, os enfeites não podem ser instalados. Mas certamente teremos a maioria pronta pra abertura, no dia 7 de dezembro”, finaliza a coordenadora da Comissão do Natal Encantado.

Assessoria de Imprensa