Publicado em 15/01/2017 - regiao - Da Redação
A nova gestão de governo em Juruaia completou a sua segunda semana de intensos trabalhos na prefeitura. Segundo o prefeito, Claudeci Divino de Araújo, o trabalho em equipe tem sido intensificado, as secretarias estão muito integradas, todas trabalhando na mesma sintonia e realizando ações conjuntas. Para ele é de extrema importância trazer para a administração pública essa nova forma de trabalhar, que contribui para o maior e melhor desempenho de todos os envolvidos.
Os primeiros dias foram marcados com intensas reuniões com os servidores públicos e início da reutilização de locais que antes se encontravam parados. Todos os trabalhos realizados pelos diversos setores da prefeitura tem a frente as ações da secretaria de obras, que tem trabalhado intensamente nos últimos dias para melhoria do dia a dia da população.
No setor da saúde segundo o secretário do setor e vice-prefeito, Jaime Bardy, a principal meta para os próximos dias é normalizar todos os atendimentos, sem que haja filas de espera e muito menos falta de medicamentos na farmacinha. Além disso, os PSFs estão trabalhando principalmente a prevenção de doenças, em conjunto com todos os outros setores da prefeitura, para que Juruaia seja uma cidade muito mais saudável. As secretarias de desenvolvimento social junto com a saúde estão mapeando as principais necessidades da população a fim de proporcionar melhorias da qualidade de vida.
A união da secretária de Desenvolvimento Social junto aos diretores de cultura e esporte traz ainda mais desenvolvimento para a cidade, uma vez que são nesses setores que encontramos um meio de aumentar a economia justa e sustentável e, através de atividades promoverem a inclusão social, especialmente entre os jovens. Segundo a diretora de cultura, Vanessa Paula, hoje seu desafio é conquistar um local que comporte todas as oficinas que serão desenvolvidas por ela, além disso, todo o projeto cultural de Juruaia já está montado, junto a ele o Conselho de Cultura também será enviado para aprovação da Câmara Municipal, com isso aumentará os recursos para suas ações. Em reunião com o grupo de teatro local, ela também afirmou que Juruaia tem muitos artistas que só precisam de apoio.
Com o início do ano também tem o início das aulas, por isso a equipe de educação intensificou seus trabalhos e iniciaram as preparações das escolas para receber bem os alunos. O grupo está empenhado e nessa ultima semana em parceria com o PRONATEC aguarda a implantação de cursos profissionalizantes como técnicos em eletroeletrônico e técnico em telecomunicações.
Juruaia promete ser pioneira no cuidado com o meio ambiente, a integração de toda a prefeitura traz a conscientização para questões importante que visam a preservação e o consumo consciente de todo os recursos naturais. Os secretarios de educação, desenvolvimento social e agricultura, junto com cultura e esporte, contou com o apoio dos professores do UNIFEG, Cássio Murilo e Emerson Ricciardi, para desenvolverem um amplo projeto que fará de Juruaia uma cidade sustentável. Tudo começa na educação, a idéia é capacitar os professores para que possam levar a conscientização aos alunos, seja nas escolas ou em atividades culturais e esportivas. Segundo Maria Trindade, secretária da educação, uma cidade sustentável tem início dentro das escolas, para depois implantar medidas como a construção de uma coleta seletiva eficaz, o desenvolvimento da usina de reciclagem, dentre outras ações que fará de Juruaia uma cidade limpa e pronta para o futuro.
O crescimento da cidade está baseado em muito planejamento e ações conjuntas, articuladas e que estimulem os fomentos direcionados a aumentar o desenvolvimento social e econômico.
População é alertada sobre a importância da limpeza de terrenos
A prefeitura municipal de Juruaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para os riscos que os acúmulos de entulhos trazem para toda a população, a importância de manter os terrenos e áreas verdes da cidade sempre limpos para que não ocorra proliferação de doenças como a dengue e a chikungunya.
Segundo a coordenadora de vigilância em saúde, Luciana Maria da Silva Souza, é extremamente importante cuidar e estar sempre atento aos focos de mosquito da dengue para que a cidade não seja afetada, já que temos diversas doenças, sendo a dengue uma delas, de rápida transmissão.
De acordo com informações de moradores preocupados com o bairro, algumas pessoas utilizam os terrenos particulares para depósito de materiais como garrafa pet, papelões, e outros.
“A prefeitura está fazendo a sua parte e para que o nosso trabalho continue progredindo é necessário que a população também faça a parte dela, por isso os proprietários dos terrenos precisam limpa-los para que nossa cidade esteja livre de doenças como a dengue.” afirmou o diretor de obras municipal Ailton Mendonça.
ascom