Publicado em 16/02/2018 - regiao - Da Redação
A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon) de São Sebastião do Paraíso apresentou nesta semana um balanço do
atendimento realizado em 2017. Conforme resumo divulgado pela Procuradoria
Geral do Município, órgão que administra o Procon, no ano passado foram
realizados cerca de quatro mil atendimentos. “Percebemos que cada vez mais as
pessoas estão mais conscientes de seus direitos e isto tem feito com que a
busca pelo Procon venha crescendo na tentativa de solucionar as demandas
apresentadas”, observa o Procurador Geral do Município, Túlio Marcio
Colombarolli.
Em
Paraíso, o Procon Municipal foi instituído há 24 anos, através da Lei Municipal
nº 2.256, de 21 de julho de 1994. A regulamentação do órgão se deu por meio do
Decreto Municipal nº 1.666, de 7 de março de 1996, tendo por fundamento a Lei
nº 8078/90 combinado com o Decreto Federal nº 861, de 1993. Desde a sua criação
ele funciona a Rua Pimenta de Pádua,1237, no centro da cidade.
Conforme
o Procurador Geral do Município, o Procon é o órgão que tem a função de de supervisionar as relações
de consumo. Ele possui personalidade jurídica de direito público e atua como
órgão auxiliar do poder judiciário, cujo principal objetivo é a promoção e a
criação de leis pautadas nas relações de consumo, e por meio delas, executa a
proteção e defesa do direito do consumidor nas dependências estaduais e
municipais. "Nós estamos sempre
prontos a atender a população em seus reclames e suas necessidades neste sentido",
esclarece Túlio Colombarolli. Atualmente a coordenação do Procon é exercida
pelo advogado Fábio Martins de Lima.
Somente
em 2017, o órgão realizou atendimento a 3.893 pessoas. “As maiores demandas
estão relacionadas a atendimento bancário e das empresas de telefonia, sendo
que o perfil do nosso público é composto em 54,90% por pessoas do sexo feminino
e 45,10% por homens”, descreve.
Questões
relacionadas a serviços essenciais dominam as reclamações com 43,37% dos
registros, seguido por assuntos financeiros com 36,52%.
Queixas em relação a produtos são 11,08% das reclamações
e serviços privados aparecem com 6,97%. Os demais itens da lista referem-se a
alimentos 0,26%, habitação 0,88%, saúde 0,83% e não identificados ficam com
0,08%.
Ainda
do perfil do consumidor, os idosos com idade entre 61 a 70 anos são os que mais
reclamam ou são vítimas, com 22,89%. Em seguida, aparecem aqueles consumidores
com idade entre 51 a 60 anos, que representam 20,39%. Empatados, com pouco mais
de 14%, aparecem contribuintes das faixas etárias de 31 a 40 anos e de 41 a 50
anos. Na faixa intermediária estão os jovens com idade entre 21 a 30 anos, que
representam 9,75% e tem ainda a menor fatia com 1,59% da população com até 20
anos. Ainda aparecem entre os idosos 15,76% de pessoas com mais de 70 anos.
O
conhecimento dos direitos do consumidor é fundamental para todas as pessoas e,
principalmente, para que possa exigir o direito quando estiver envolvido numa
relação de consumo. "Atualmente, com o acesso das pessoas com mais
facilidades às leis, informações e conse-quentemente a atuação do Procon tem se
tornado cada vez mais comum as pessoas procurarem soluções para as situações
que surgem neste setor", descreve o Procurador Geral. O Procon atua intermediando as incompatibilidades entre os
consumidores e as entidades comerciais que fornecem bens e serviços, cuja
mediação é sempre no sentido de conduzir as duas partes para um acordo.
4ª Semana do Consumidor
Com o objetivo de ampliar cada vez mais o acesso da população ao Procon, a Procuradoria Geral do Município está preparando a realização da 4ª Semana do Consumidor. “Já iniciamos os preparativos e definimos as datas que serão entre os dias 12 e 17 de março. Como no ano passado, teremos palestrantes que estarão nas escolas, faculdades e teremos como de costume o estande na Praça da Matriz, para que as pessoas possam tirar dúvidas e se orientar”, acrescenta Túlio Colombarolli. O objetivo do evento é conscientizar e impulsionar as ações de educação, promovendo maior proximidade entre o órgão e a população. Na oportunidae também são realizadas ações de fiscalização junto ao comércio.
ASCOM