Programa Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira é lançado em Fortaleza de Minas

Publicado em 03/04/2017 - regiao - Da Redação

Programa Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira é lançado em Fortaleza de Minas

Realizado por instituições locais, a iniciativa visa orientar professores e alunos do município sobre empreendedorismo

O Sicoob Sanrocred, Sebrae e Prefeitura de Fortaleza de Minas, com o apoio da Votorantim Metais, lançaram no mês de março o Programa Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira, em Fortaleza de Minas. A iniciativa irá beneficiar as escolas públicas do município, ressaltando a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O evento de abertura, realizado no Clube Municipal, contou com a presença do prefeito, secretários e representantes da sociedade civil e dos parceiros do programa. 

O objetivo é incentivar o protagonismo dos jovens nas comunidades onde vivem por meio do empreendedorismo, do cooperativismo e de noções financeiras. Originado em São Roque de Minas, o programa é destinado aos alunos do ensino básico – desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio – e é desenvolvido em três módulos. No primeiro ano, é trabalhado o empreendedorismo, no segundo o cooperativismo e no terceiro noções financeiras.

Para a efetividade das ações, os professores das escolas participantes recebem capacitações anuais. Os docentes, então, levam a metodologia para os alunos, que são incentivados a conhecerem as características do comportamento empreendedor. A partir desse conhecimento, eles irão realizar uma feira anual nas suas escolas, trabalhando todo conteúdo aprendido na iniciativa. “A partir dos seus sonhos coletivos e individuais, eles irão planejar empreendimentos e assimilar o quanto a escola é essencial para a construção de uma empresa. Os alunos são protagonistas desse programa pois eles são responsáveis pela propaganda, por redigir as atas das reuniões, fazer pesquisas de mercado, compras de matérias-primas, fluxo de caixa e, em algumas vezes, até a produção de mercadoria, como sabão a base de óleo de cozinha, por exemplo”, explica Fernando da Silvia, coordenador do programa.

Os estudantes contam com o apoio de professores de diversas disciplinas fundamentais para a realização das tarefas. “Para fazer uma campanha ou registrar uma reunião, os alunos precisam de utilizar o português. Já para a parte financeira, a matemática é essencial. O mesmo acontece com produtos que eles venham a elaborar. Eles precisarão da química e biologia. Nesse sentido vão assimilando o conteúdo aprendido na escola ao negócio que querem desenvolver”, ressalta.

Para o gerente da Unidade Fortaleza de Minas da Votorantim Metais, Fernando Braghini, a empresa tem o desenvolvimento local como foco prioritário de seu investimento social e acredita que programas como Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira têm grande poder de transformação social. “ É com muito orgulho que participamos do lançamento dessa iniciativa, que irá beneficiar diversas crianças e adolescentes de Fortaleza de Minas. Acreditamos que as parcerias institucionais são fundamentais para potencializarem os resultados de programas como este. Por isso, estamos muito satisfeitos em apoiar essa iniciativa realizada pelo Sicoob Saromcredi, Sebrae e o poder público municipal”, afirma.

ascom