
30º Festa Uai tem fartura em sua programação cultural, momento criado para reviver as manifestações da cultura popular e o resgate das tradições mineiras, de 22 a 26 de agosto, no estádio do Ronaldão em Poços de Caldas.
Com realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, patrocínio do Grupo DME - Departamento Municipal de Energia de Poços de Caldas, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais tendo como proponente a produtora cultural Margarida Valente, a Festa Uai completa 30 anos de promoção de nossa cultura.
A abertura acontece às 18h30 do dia 22 de agosto, quarta-feira, com apresentação da Banda Maestro de Azevedo, atração permanente do Coreto da cidade desde 1914, e tombada, em 2005, como patrimônio artístico cultural; logo em seguida, o Terço dos 3 Santos, típico das festas juninas, é rezado invocando bênçãos a Festa. O Levantamento do Mastro é feito com o acompanhamento do Clube da Alegria, da Associação dos Violeiros de Poços de Caldas e do Grupo SESC. O concurso “Flor Cabocla”, atração característica desde a primeira Festa, também acontece no primeiro dia.
A estrutura da Festa é montada com dois palcos, nomeados em homenagem a personagens mineiros que fizeram história, Flor da Serra e Zé Mineiro; a tradicional Fazendinha e Casa do Caboclo, palco móvel e praça de alimentação. Em todos os dias de evento, dezoito entidades filantrópicas e culturais irão servir delícias típicas da cozinha mineira e diversão acontece pelo recinto com apresentação de humor caipira das 20h às 22h.
O palco Zé Mineiro recebe grandes shows com: Mato Grosso e Matias (22/08), Di Paulo e Paulino (23/08), Léo Canhoto e Robertinho (24/08), Rodrigo Lessa e Leonel (25/08), Zé Henrique e Gabriel (25/08), Paulo Henrique e Daniel (26/08) e Caio Cezar e Diego (26/08).
O palco Flor da Serra é reservado a grandes atrações culturais e folclóricas. No primeiro dia Banda Maestro Azevedo, concurso “Flor Cabocla” e show de Mariangela Zan e banda - apresentando o melhor da música caipira de raiz com um tributo a Mário Zan, o criador do clássico Chalana. No segundo dia, 23 de agosto, quinta-feira, apresentam-se o Grupo de Serestas de Poços de Caldas, o Casamento Caipira e Quadrilha com o Grupo SESC acompanhados de Toninho Norato, seguido de show de Nerso da Capitinga. Na sexta apresentam-se a Orquestra de Violeiros Paisagem do Sertão, com a presença simpática de Riachão; o grupo Banzé de Montes Claros reinterpretando as danças e músicas de origem popular, Os Gaudérios representando a cultura do Rio Grande do Sul, show de Milton e Marcos, e Toninho Norato e Banda. Sábado a Festa segue com Orquestra dos Violeiros Mirins de Andradas, a Dança do Café apresentada pelos alunos do Colégio Jesus Maira José, Dança Interativa da Escola Vivace, Violeiro Tiaguinho com Catireiro e convidados, Banda Infantil – Maestro Miguel de Brito, Show de Paulinho Vilas Boas e Dança de São Gonçalo com Grupo Catira poçoscaldense, encerrando com show de Caju e Castanha - Os Emboladores do Brasil! Domingo o palco Flor da Serra se despede com as seguintes apresentações: Banda Maestro JoséVaz da Silveira de Divisa Nova, Banda Foró Aruêra e o Festival de Música Sertaneja com Show de João Carlos e Carlos Leite.
Entre a Fazendinha e a Praça de alimentação serão apresentadas manifestações culturais: Folias de Reis, Caiapós e Ternos de Congo.
Participe desta grande festa que cultua grandes manifestações artísticas e religiosas e tenha acesso à história de nossa cultura. “O homem só é forte quando sua cultura é forte”
Assessoria de Comunicação
