Programação especial comemorou o dia do idoso em Guaxupé

Publicado em 06/10/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Um dos grandes desafios de um país que vê sua população envelhecer é promover qualidade de vida e garantir uma vida de  integração a essas pessoas. Em Guaxupé, o Conselho Municipal do Idoso tem essa responsabilidade e aproveitou a comemoração do Dia do Idoso para promover um grande encontro.
O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro,  data da promulgação do Estatuto Nacional do Idoso.  De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é considerado idoso toda pessoa com ou acima de 65 anos.
Em uma  ação que uniu o Conselho, as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação   e também os Clubes da Terceira Idade de Guaxupé, as pessoas puderam desfrutar de dois dias especialmente dedicados aos direitos, aos problemas, às necessidades e possibilidades da pessoa idosa. No dia 30,  foi oferecido um café da tarde na Casa da Cultura, seguido pela palestra  “Se meu mundo cair...” com o Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Dr. Natal dos Reis Carvalho Júnior,  que falou sobre a experiência de perda e dor. A noite foi encerrada com a apresentação do coral da FATI (Faculdade da Terceira Idade) do UNIFEG.
Dia 1º, sábado, o encontro prosseguiu no CIEG com atividades esportivas e de recreação. Logo após foi oferecido um almoço que contou com a presença do Prefeito Roberto Luciano e para encerrar em grande estilo foi realizado um sarau em que histórias foram compartilhas, poesias, piadas e a certeza de que envelhecer pode e deve ser um processo prazeroso.
Aliás, este é um dos grandes objetivos do Conselho Municipal do Idoso. Segundo um de seus conselheiros, o também Diretor do CIEG, Cássio Murilo, encontros assim promovem uma  nova perspectiva diante dos desafios da 3ª Idade que deve ser sinônimo de direitos respeitados, qualidade de vida e dias felizes.
A Prefeitura de Guaxupé, mais uma vez apoiou a realização do evento e vem incentivando não só a criação de conselhos municipais, mas especialmente deseja que os Conselhos cumpram   seu papel como legítimos representantes da sociedade civil.