Projeto de vereador do Carmo busca incentivar o esporte

Publicado em 08/05/2013 - regiao - Da Redação

Projeto de lei premia os destaques do ano e homenageia personalidades esportivas importantes do município

Os vereadores da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro aprovaram, por unanimidade, dois projetos de lei do vereador Wilber Pitol Moura (PPS), que homenageiam e incentivam a prática de esportes no município.

O primeiro projeto cria a medalha “Mérito Esportivo Carmelitano”, que tem o intuito de homenagear atletas do município que se destacarem durante o ano no esporte, seja em âmbito municipal, regional ou nacional, reconhecendo o bom desempenho, incentivando o premiado a continuar praticando o esporte, e atrair novos atletas que queiram ingressar na carreira esportiva.

Para a escolha dos esportistas homenageados, uma comissão será criada anualmente composta por vereadores, dois representantes do departamento de esportes do município, dois representantes de clubes, agremiações ou entidades que desenvolvam atividades esportivas e por um representante da imprensa local.

Os critérios para a eleição dos atletas premiados serão o bom desempenho nas competições, a seriedade nos treinamentos, boa conduta social e escolar (para aqueles que forem estudantes, através de análise do currículo) e feitos na área esportiva. As medalhas serão entregues todo mês de dezembro ou em alguma data de caráter excepcional.

Wilber Moura diz que a intenção, além de incentivar a prática esportiva no município, é também estimular os jovens a terem uma disciplina na escola, pois os novos atletas só poderão ser homenageados caso estejam estudando, com boa frequência e bastante disciplina. “O esporte é uma das formas mais eficazes de formar grandes cidadãos, portanto é necessário fazer o que puder para dar apoio ao esporte, principalmente quando isso incentiva a pessoa estudar. Um bom atleta precisa ser um bom cidadão e esse projeto também visa essa formação”, esclarece Wilber Moura, que também é professor de educação física.

O segundo projeto aprovado cria medalhas e placas que homenageiam importantes nomes que contribuíram para o esporte carmelitano, tendo o nome desses nas condecorações que serão entregues aos destaques do campeonato municipal de futebol.

Entre os homenageados estão Paulo César Avelino, o Tio Paulo, figura folclórica dos campos carmelitanos e grande apreciador da prática esportiva na cidade, que será concedida ao jogador revelação do campeonato; medalha Celso Tadeu Jorge, um dos percussores em levar delegações de atletas do município para disputar competições em outras cidades, que será entregue ao melhor jogador do campeonato; e José Debon Rey, o Zé Ganguinha, considerado um dos melhores boleiros de Carmo do Rio Claro, dada à equipe mais disciplinada.

Entre as premiações também foi criada a medalha de honra ao mérito, para os melhores jogadores de cada posição durante a competição. Está terá a cada ano o nome de uma personalidade histórica do esporte do município, ou que tenha colaborado para o desenvolvimento desportivo carmelitano, dando a possibilidade de homenagear mais figuras marcantes do gênero.

“Muitos falam dos tempos em que os campos eram muito frequentados por famílias, jovens e hoje já não tem muito mais disso. O objetivo desse projeto é de incentivar e ver os jogos do campeonato municipal lotados. Ver crianças, famílias e grupos de amigos se divertindo e, ao mesmo tempo,  fortalecendo e incentivando o esporte carmelitano e claro, tendo uma grande opção de entretenimento a todos”, explica Wilber Moura.

ASCOM