Projeto Educando para o Trânsito continua em execução nas escolas de Paraíso

Publicado em 13/04/2016 - regiao - Da Redação

Projeto Educando para o Trânsito continua em execução nas escolas de Paraíso

O "Projeto Educando Para o Trânsito" iniciado em mais uma etapa no mês de fevereiro deste ano continua sendo realizado nas escolas e entidades sociais do município visando a formação do condutor e pedestre do futuro. Somente neste primeiro semestre são mais de 300 alunos atendidos pelo projeto, como acontece na Escola Municipal Professora Alice Naves, localizada no Jardim Planalto. Conforme a coordenadora do projeto a Guarda Municipal Gisele Maria da Silva, nesta primeira fase, está sendo trabalhado assuntos relacionados as normas e regras para a travessia nas ruas e avenidas.

O objetivo do projeto é o de melhorar a segurança no trânsito com ações educativas e formar o pedestre e condutor consciente em relação as regras de trânsito. O trabalho vem sendo realizado nas Escolas Noraldino Lima, Alice Naves, Campos do Amaral e também na Casa São Francisco. No segundo semestre de acordo com o cronograma, o atendimento ocorrerá na E.M. Ibrantina Amaral, Wulfida Marcolini, Francisco Daniel e Hilda Borges Pedrosa.

Conforme o secretário municipal  de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, Ronaldo Antônio Bernardes destacou que desde o início desta gestão o prefeito Rêmolo Aloise tem apoiado e incentivado todas as ações realizadas para a melhoria do trânsito em Paraíso. O projeto Educando para o Trânsito é uma das ferramentas voltadas para a formação de condutores e pedestres conscientes das normas de trânsito. Além disso a secretaria tem trabalhado em outras ações como campanhas educativas, blitz, peças teatrais, melhorias e manutenção da sinalização horizontal e vertical visando proporcionar um trânsito mais seguro nas ruas da cidade.

A aluna Evellin Aparecida Colombarolli Moura, do 4º ano da E.M. Alice Naves diz que está aprendendo como se comportar no trânsito quando da travessia de uma via ou cruzamento. "Quando o sinal está vermelho para os carros, nós pedestres podemos atravessar", anuncia e completa em seguida, "isso deve ser feito passando pela faixa", destaca. Ela ainda ressalta a importância do pedestre andar pela calçada e evitar caminhar na rua para não ser atropelado.

Para o também estudante Luiz Carlos Júnior Batista de Souza a expectativa é crescer já sabendo as regras de trânsito. "Acho que quando eu for ser motorista já saberei as regras de direção. O que estou aprendendo vai me ajudar", comenta. Tanto Evellyn quanto Luiz comentam que aquilo que estão aprendendo na escola sobre as normas de trânsito está sendo compartilhado com seus familiares e amigos. "Tenho conversado com meus pais e eles acharam interessante quando chamei atenção sobre a regra de parar no sinal", disse a garota. "Meu avô também comentou que as crianças devem ficar no banco de trás porque é mais seguro", completa.

Conforme a professora Aparecida Helena Peres Silva, os alunos estão mais atentos, mas é preciso ficar alerta sempre. “Eles adquirem o conhecimento, o que perguntar todos respondem corretamente. O que precisamos é exercitar mais o aprendizado, mas acredito que isso vai se dar com o tempo e a continuidade das informações e da formação que certamente fará destas crianças cidadãos mais conscientes no futuro", observa.

De acordo com a instrutora Gisele Maria na próxima etapa do programa será transmitido aos alunos questões relacionadas ao uso do cinto de segurança, regras de segurança para ciclista, além de atividades práticas. A formatura da primeira turma de alunos que iniciaram com o projeto no primeiro semestre deverá ocorrer em julho. "No segundo semestre iniciaremos novas turmas e daremos continuidade ao programa que já atendeu milhares de crianças com resultados bastante positivos para que tenhamos um trânsito mais humano e mais seguro", conclui a coordenadora.

FONTE: ASCOM