Projeto que fortalece coleta seletiva é lançado em Poços de Caldas

Publicado em 12/04/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Poços de Caldas sedia, até a quinta-feira (12), o Seminário de Lançamento do Projeto Novo Ciclo – Sul de Minas, iniciativa do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), cujo objetivo é implantar e fortalecer a coleta seletiva nos municípios da região, com a criação de uma rede de articulação regional. A abertura foi realizada nesta quarta-feira, no auditório da PUC. O projeto Novo Ciclo - Sul de Minas é uma iniciativa do Insea e do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR), com apoio da Danone, e visa a integração entre a sociedade civil e o poder público para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental, por meio de processos mais eficientes de gestão dos resíduos sólidos.
Na região, 23 municípios integram o projeto. Representantes das cidades de Três Pontas, Piranguinho, Jacutinga, Cachoeira de Minas, Passos, Varginha, Pouso Alegre, Monte Sião, Cássia, Guaxupé, Caxambu, Lambari, Lavras, Alfenas, Machado e São Sebastião do Paraíso, além de Poços de Caldas, participaram da solenidade de lançamento.
O prefeito Paulo César Silva abriu o evento. “O projeto que está sendo lançado aqui hoje tem importância fundamental porque é uma iniciativa do terceiro setor, em parceria com o setor privado e com o apoio do poder público, todos com o mesmo sentimento e objetivos”, destacou. “Neste sentido, cabe aqui ressaltar o trabalho que o município de Poços de Caldas, através da Cooperativa Ação Reciclar, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, vem desenvolvendo em relação ao fortalecimento da coleta seletiva”, completou.
O diretor do Insea, Luciano Marcos da Silva, explica que o trabalho teve início em 2010, com o processo de capacitação de catadores, em parceria com o MNCR. No Sul de Minas, 130 lideranças ligadas à coleta seletiva foram capacitadas, representando 24 associações e cooperativas de 22 municípios. Foi realizado também um diagnóstico da situação atual, oficinas temáticas e visitas técnicas que culminaram na elaboração do Plano Regional de Atuação em Redes.
Na quinta-feira (12), a programação tem início às 9h, com o tema “Criação da rede de articulação e comercialização do Sul de Minas”, no auditório da PUC Minas.

Notícia boa
Em Poços de Caldas, desde o início do ano, a coleta seletiva vem passando por uma reformulação para otimização do espaço da Cooperativa Ação Reciclar e dos procedimentos adotados, de forma a aumentar a capacidade e melhorar os resultados. Atualmente, são recolhidas 85 toneladas de reciclável por mês, com atendimento a mais de 80 bairros do município.
A meta agora é ampliar a coleta, já que a cooperativa passou a ter capacidade para 140 toneladas mensais. Também foram feitos investimentos em veículos e destinação de mão-de-obra exclusiva para a coleta seletiva.
Em breve, a Prefeitura fará a instalação de mais 60 pontos de coleta de material reciclável em unidades escolares de todas as regiões da cidade, em parceria com a Secretaria de Educação. O município estuda, ainda, a parceria com mais uma cooperativa de reciclagem, que atenderá toda a região sul do município, que conta com aproximadamente 35 mil habitantes.