Projeto revive história da Educação Infantil em Poços de Caldas

Publicado em 09/11/2017 - regiao - Da Redação

Projeto revive história da Educação Infantil em Poços de Caldas

Proposta idealizada pela Secretaria Municipal de Educação está retomando a história da Educação Infantil em Poços. Após intensas pesquisas, realizadas desde fevereiro deste ano, o projeto “Memórias da Educação Infantil em Poços de Caldas” foi lançado na tarde de quarta, 8, no auditório da SME. O evento contou com a presença de ex-secretários municipais de Educação, ex-coordenadores de creches - desde que as unidades eram subordinadas ao serviço de saúde - e atuais coordenadores. Também estavam presentes o prefeito Sérgio Azevedo, o vice Flávio Faria, a vereadora Ligia de Freitas Podestá e a secretária de educação, Flávia Vivaldi.
 
“O momento é de festejar o aniversário da cidade, para tanto estamos resgatando um pouco de nossa história. Educação não se faz sozinho e quando lançamos um olhar atento para a educação infantil em Poços, vemos quantas pessoas fizeram parte desta história, mesmo quando ainda este nível de educação era entendido como assistencialista e não como parte relevante no desenvolvimento da criança. Enfim, poder reviver todo esse processo de transformação é extremamente gratificante", destacou Flávia Vivaldi.
 
Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo com a linha do tempo que retoma as primeiras professoras de Poços e a história dos centros de educação infantil. Houve ainda depoimentos de educadoras que relembraram o início de todo o processo e participaram de forma mais intensa, como Maria Eliane Catunda, Ângela Cardoso de Ávila, Cristina Pasculli, Maria Helena Braga , Marcos Bertozzi e outros.
 
Sônia Maria Sanches, do Museu Histórico e Geográfico de Poços, foi uma das organizadoras do projeto. “Cheguei com uma ideia e terminamos de formatar o projeto, com o apoio fundamental de todos da SME. Pensamos no formato de linha do tempo para simplificar a história da educação em Poços. Ela é expositiva e aborda , além do início da educação infantil do município, os processos legais, informando as leis e todos os secretários municipais de educação que fazem parte desta história.”
 
Toda esta pesquisa dará origem a um livro, imortalizando a história da Educação no município. O projeto foi apresentado ao prefeito Sérgio Azevedo, que autorizou de imediato a publicação. “Temos que contar esta história! Eu não sabia que as creches começaram na Secretaria de Saúde! Educação é a base de tudo. Hoje vivemos o momento de retomada, de Poços voltando a ser Poços. E isso passa pela Educação, não só na data de hoje, com este projeto importantíssimo, mas também quando valorizamos o educador na questão salarial e com o tempo iremos melhorar cada vez mais esta questão”, salientou Sérgio.
 
Para Flávio Faria, vice-prefeito e professor da rede, a iniciativa é louvável. “Quando se fala em memória, é um processo de construção coletiva, cada um tem um papel, uma importância fundamental neste processo! Se hoje nossa Educação é destaque, todos têm seu papel. Este projeto é muito importante e a ele dedico todo meu respeito e carinho nesta ação da secretaria. Só faz aumentar nosso compromisso com a Educação em Poços. Vocês fazem a diferença”, disse, dirigindo-se a todos os educadores presentes.
 
O projeto “Memórias da Educação Infantil em Poços de Caldas” foi organizado por Sonia Maria Sanches e Wander Lucia de Castro, com coordenação de Etiene Carvalho Guedes e Ângela Maria Cardoso Gonçalves de Ávila e colaboração de toda a Divisão Pedagógica da SME.
  
A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, Museu Histórico e Geográfico, e apoio das secretarias de Planejamento por meio da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, e Secretaria Municipal de Administração por meio do CPD.

ASCOM