PUC Poços oferece pós-graduação para professores da rede municipal

Publicado em 01/02/2018 - regiao - Da Redação

PUC Poços oferece pós-graduação para professores da rede municipal

Estão abertas, até 23 de fevereiro, as inscrições para o curso de pós-graduação “Educação e Temas Contemporâneos”, oferecido pela PUC Minas, campus Poços de Caldas. A proposta é direcionada aos professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, especialmente aos educadores da rede municipal.

O curso tem duração de dois anos, com carga horária de 432 horas e início em março. São oferecidas 40 vagas, com aulas quinzenais aos sábados. O investimento (30 X R$ 200,00) é baixo, em comparação às demais ofertas existentes no mercado, justamente pela parceria entre a universidade e a Secretaria Municipal de Educação.

O público-alvo é formado por profissionais da educação no exercício da docência ou em outras funções pedagógicas ou administrativas, mas graduados em qualquer área de ensino podem se inscrever. “Essa pós foi construída em diálogo entre as equipes da PUC e da secretaria. A temática é bastante ampla, para atingir os vários níveis, desde a educação infantil, passando por ensino fundamental, médio e até determinadas áreas do superior. É uma excelente possibilidade de estudo para os educadores da rede municipal, em uma pós-graduação de qualidade, oferecida por uma universidade reconhecida”, destaca o coordenador do Centro Municipal de Referência do Professor, Cleiton Donizete Corrêa Tereza.

As inscrições estão abertas, na página da PUC Poços na internet: http://www.pucpcaldas.br/ppg (ou neste link https://goo.gl/N7i6NL). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Coordenação de Pós Graduação, que é o 35 3729-9258.

O curso
O coordenador do curso de pós-graduação em Educação e Temas Contemporâneos, professor Gérson Pereira Filho, informa que o curso é aberto para todas as redes de ensino e até mesmo para quem não é professor, mas tem algum vínculo, atuação ou interesse na área.

“O programa pretende uma formação interdisciplinar, abordando diferentes áreas que nem sempre estão incluídas nos currículos tradicionais da educação, até por serem temáticas novas com as quais o educador se depara a cada dia e, muitas vezes, não sabe como lidar em sala de aula ou como relacionar esses temas aos seus programas específicos. A proposta é trabalhar dentro dessa diversidade de questões importantes para a sociedade contemporânea e enfrentar os desafios que atravessamos hoje”, explica o professor.

Temáticas
Entre as temáticas que serão abordadas, o coordenador do curso destaca a questão das novas tecnologias, por exemplo. “Tanto em uma visão crítica, tanto naquilo que as novas tecnologias têm a contribuir com a educação, por exemplo. Como os celulares, a internet, os jogos podem se relacionar positiva ou negativamente com os alunos, com as famílias e com o trabalho em sala de aula”, explica.

Outros temas incluídos no curso incluem diversidade étnica, vida urbana, acessibilidade, mobilidade, inclusão, diversidade sexual e cultural e meio ambiente. “Vivemos em um mundo das redes sociais e da mídia, com diferentes ideologias se contrapondo. Assim, trabalhar essas temáticas de uma forma mais fundamentada é muito importante”, destaca. O curso vai contar com professores doutores de diversas áreas, como psicologia, direito, tecnologia e educação.

ascom