Cerca de 20 comitivas já confirmaram presença
Carmo do Rio Claro sedia no final de semana mais um grande evento que promete resgatar a cultura no município. A 3ª Queima do Alho terá inicio as 9h00min com um desfile de cavaleiros saindo do Parque de Exposições e percorrerá as principais ruas da cidade com retorno no seu ponto de partida.
O evento está sendo preparado com grande expectativa para ser um dos maiores do gênero na região, “Carmo já entrou no calendário oficial da queima do alho na região”, diz um dos organizadores.
Durante todo o evento será servida comida típica a todos os participantes e shows com Salim e Zé Vitor, Cassiano e Diguinho e Edu Carreiro e Cassiano, todos com o melhor da música sertaneja raiz.
A 3ª edição da Queima do Alho é organizada pela Associação Comunitária dos Cavaleiros de Carmo do Rio Claro e tem o apoio da Prefeitura Municipal.
A história da queima do alho data dos tempos em que os tropeiros viajavam para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso. Barretos era o ponto final desta longa jornada, por ser um grande mercado de compra de bois.
Assim começou a competição entre os cozinheiros das comitivas que chegavam a cidade e preparavam a melhor comida.
A Queima do Alho trata-se de um concurso culinário. O vencedor é quem prepara a comida mais saborosa no menor tempo possível. O prato é composto de arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca e churrasco e é feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão. O público presente é brindado com um almoço servido ao som da melhor música sertaneja.