Área da antiga Fepasa é transferida para a prefeitura de Guaxupé

Publicado em 10/03/2016 - regiao - Da Redação

Área da antiga Fepasa é transferida para a prefeitura de Guaxupé

Na terça-feira, dia 08 de março, aconteceu em Belo Horizonte na Secretaria do Patrimônio da União a assinatura do documento que transferiu para o município de Guaxupé uma área de aproximadamente 80.000m² no centro da cidade. Tal área pertenceu à extinta Rede Ferroviária Federal, conhecida como FEPASA, a qual comporá o complexo da Mogiana, projeto idealizado há quase 20 anos. 

Bastante comemorado pelo Governo Municipal, os imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal AS (RFFSA), localizados numa área de 78.615,64, passa a ser a Prefeitura de Guaxupé que poderá explorar o local para o interesse da coletividade. Atualmente, parte desta área o Governo de Guaxupé já utiliza como sede de repartições públicas municipais, como a Secretaria de educação, Saúde e Casa da Cultura, bem como a área verde do Parque Municipal da Mogiana. 

No ano passado, o Município de Guaxupé foi alertado que a posse desta área retornaria à União e que seriam cobrados aluguéis dos últimos 05 (cinco) anos. Tudo isso porque Guaxupé não havia manifestado, nos últimos 05 anos, interesse pela área. 

Tendo em vista a necessidade e importância dos imóveis para a cidade de Guaxupé, o Município protocolou o ofício nº276/15, no qual manifestou interesse em receber a cessão visando regularizar o uso dos bens.

Área poderia ter ido a leilão 

Ainda segundo informações, o Parque da Mogiana, bem como o prédio da antiga FEPASA, quando retornado à União poderiam ser leiloados pelo Governo Federal. Sabe-se que muitas construtoras arrematam este tipo de área para demolição e construção de loteamentos populares. 

Caso isto viesse a acontecer, o povo e a própria Administração Pública Municipal sofreriam grande perda já que se veriam privados de um lindo parque e de várias Secretarias do Governo.

FONTE: ASCOM