Realizada com sucesso a 1ª Sipat do São João Supermercados

Publicado em 28/11/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

O São João Supermercados realizou na última semana a 1ª SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, uma semana inteira com Palestras diárias com vários temas como:
-Drogas e Automedicação  com Ana Paula dos Anjos  da Unimed, onde foi falado muito sobre as drogas ilícitas como o CRACK que vem tendo um aumento muito grande em todo o pais onde jovens, crianças e até idosos estão  se viciando, e outros tipos de drogas como o OXI, uma nova droga com um poder maior que o CRACK. Alem das drogas licitas, álcool e cigarros.
Ana Paula também falou sobre a Automedicação, os perigos de SE-AUTOMEDICAR sem o acompanhamento medico. Na terça-feira, foi a vez de  Clayton Fernandes da Drogasil com o tema, Doenças sexualmente transmissíveis (ou DST). São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas DST’s são de fácil tratamento e de rápida resolução quando tratadas corretamente. Outras são de tratamento difícil ou permanecem latentes, apesar da falsa sensação de melhora. As mulheres representam um grupo que deve receber especial atenção, uma vez que em diferentes casos de DST os sintomas levam tempo para tornarem-se perceptíveis ou confundem-se com as reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher, em especial aquelas com vida sexual ativa, independente da idade, consultas periódicas ao serviço de saúde.
Na quarta-feira, foi a vez da Joice Bueno com o tema “Qualidade de Vida”, tudo começa com uma boa alimentação, com alimentos Saudaveis, a Pratica de Exercicios fisicos também ajudam, você não precisa ir em uma academia, basta fazer caminhadas mas com orientação de um medico, nunca por conta propria.
Na quinta-feira, Clayton Fernandes voltou para falar sobre Hipertensão e Diabetes,  A hipertensão é uma doença comum, que atinge cerca de 15 a 205 da população brasileira. Muitas pessoas nem sabem que tem pressão alta, pois, o organismo acostuma-se com os níveis elevados, que, contudo, vão comprometendo um silêncio órgãos como o coração, rins, cérebro e olhos. Mas, dá para evitar esse quadro e até prevenir o aparecimento da hipertensão.
Para adultos, a Organização Mundial da Saúde aceita como normal uma pressão máxima de até 140 e uma pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9). Entretanto, tem havido uma tendência à redução desses níveis por conta da dificuldade em demarcar os limites entre os valores normais e a alterações que indicam hipertensão.  As artérias de um Hipertenso ficam apertadas e dificultam a passagem do sangue, razão pela qual o coração precisa exercer uma pressão maior para bombeá-lo.  A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresenta sintomas. Quando presente, porém, podem manifestar-se como dor de cabeça, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Outros como palpitação, dor no peito, falta de ar, inchaço, alterações visuais, perda de memória e de equilíbrio, palidez, problemas urinários e dores nas pernas demonstram que os órgãos alvo da doença podem estar comprometidos. Nestes casos, convém procurar um médico imediatamente.
Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. [3]
Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
Diabetes é uma doença bastante comum no mundo, porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Ao final da palestra, teve Aferição de Pressão Arterial e Exames de Diabestes para os funcionários presentes
Na sexta-feira, o foi a vez do SAMU de Poços de Caldas onde foi falado sobre Acidentes Domesticos, grande parte dos atendimentos em pronto-socorros e centros de intoxicações, trata-se de acidentes ocorridos nos ambientes domésticos com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas e raticidas, acometendo, muitas vezes, crianças até 12 anos.  Tais acidentes podem determinar quadros clínicos de extrema gravidade, exigindo cuidados especiais para evitá-los ou tratá-los da forma mais adequada possível.
Durante a palestra, teve demonstrações de como socorrer uma pessoa que teve uma parada cardíaca, formas de como agir com massagem cardíacas, nunca fazer respiração boca-a-boca, somente massagens cardíacas, foi dito também sobre o uso do “Disfibrilador”.
“Foi uma semana muito aproveitosa, víamos que os funcionários estavam interessados pelos assuntos abordados, nossa 1ª SIPAT foi um sucesso, temos muito a agradecer aos palestrantes por essa semana incrível, todos os dias da semana, tivemos sorteios de brindes para os presentes”, disse os funcionários Sheila Esteves, Eliana Stillo, Claudia Correa, Leilson Luiz e  Fabiano Ricciardi(tec. Segurança no trabalho).