A
Receita Federal em Guaxupé informa que será adotada uma nova sistemática de
atendimento com a finalidade de agilizar o atendimento e diminuir o tempo de
espera. A partir de 01 de agosto de 2019, o atendimento da unidade será
realizado apenas mediante agendamento prévio. O agendamento de serviços
deve ser realizado na página da Receita Federal:  www.receita.economia.gov.br na opção Agendamento (primeira do menu à
esquerda).  
Serão
atendidos sem agendamento apenas serviços relacionados a CPF
(conclusão de atendimento das entidades conveniadas/ consulta e cancelamento),
recepção de procuração eletrônica e protocolo de processos
(exceto de serviços conclusivos no atendimento como os relativos à ITR e DBE
que devem ser agendados). 
A
Receita Federal disponibiliza outros canais de atendimento ao contribuinte:
  
•
       Receitafone: 146 - serviço disponível 24
horas. Permite consultar informações sobre restituição do Imposto de Renda e
CPF. 
•
       Fale conosco: presta informações gerais de
serviços e legislação. 
•
       E-Cac: Pode ser acessado com código de acesso
ou Certificado Digital, disponibiliza diversos serviços, incluindo consulta à
situação fiscal do contribuinte. 
•
       Chat: Acessado por meio do E-cac, permite
atendimento sobre regularização de débitos de IRPF e conversão de processos de
PerdComp de eletrônico para digital. 
•
       Dossiê Digital de Atendimento: Acessado por
meio do E-CAC, na opção Legislação e Processos – Processos Digitais – Abrir
Dossiê de Atendimento. Esse serviço é obrigatório para Pessoas Jurídicas de
Lucro Real, Presumido ou Arbitrado para protocolos de Retificação de GPS,
Retificação de DARF e Requerimento de CND. Mas está disponível para todos os
contribuintes que possuam Certificado Digital. 
•
       Do que você precisa? Diversos serviços estão
disponíveis na página da internet, www.receita.economia.gov.br clique em “Do que
você precisa?” e verifique se o serviço a ser solicitado pode ser
realizado on-line. Serviços como Parcelamento de débitos são realizados
exclusivamente pela Internet.  • Regularize: Para informações e atendimentos
relativos à Dívida Ativa da União, acesse https://www.regularize.pgfn.gov.br. O Regularize é
o ambiente virtual de atendimento da PGFN, onde é possível consultar a dívida,
realizar parcelamento, emitir guias e protocolar pedidos diversos relativos à
Dívida Ativa da União. O acesso é realizado por login e senha ou por
Certificado Digital.  •
       Dúvidas relacionadas a funcionamento dos sistemas
podem ser sanadas no Fale Conosco do respectivo sistema que
esteja sendo utilizado. Exemplos: Fale com o Simples; Central de Atendimento do
E-social 08007300888; Redesim – Serviços; Sped – Perguntas Frequentes. 
Além
disso, em Guaxupé, o contribuinte pode contar com o apoio do Núcleo de Apoio
Fiscal e Contábil – NAF. O NAF presta orientações sobre a declaração de
Imposto de Renda, faz consultas à situação cadastral e fiscal de pessoas
físicas, inscrição e emissão de 2ª via do CPF, emissão de Certidão Negativa de
Débitos para pessoas físicas e jurídicas, registro de Microempreendedor
Individual e orientações, parcelamentos, pedidos de restituição e declaração de
ITR (Imposto Territorial Rural). O NAF funciona na UNIFEG, Av. Dona Floriana,
463 – Centro. O horário de atendimento é segundas, quartas e sextas das 16h30
às 18h30. 
Assessoria de
Comunicação Institucional 
Delegacia da Receita
Federal do Brasil em Poços de Caldas 
Superintendência
Regional da Receita Federal do Brasil da 6ª Região Fiscal