
O trecho da BR 267, que liga Poços de Caldas a Machado, Campestre e Bandeira do Sul, será recuperado. A licitação para o início das obras já foi realizada. O anúncio foi feito ao prefeito Paulo César Silva na última quarta-feira (10), pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em audiência em Brasília, agendada pelo deputado federal Geraldo Thadeu.
A operação tapa-buraco está em fase final, para que a pista suporte até o início das obras, que deve acontecer dentro de 50 dias. A ordem de serviço está pronta e a obra será realizada por meio de Contrato de Conservação, Restauração e Manutenção de Rodovias – CREMA -, com recursos do Banco Mundial (Bird). O financiamento já está aprovado e o início das obras aguarda a liberação de um relatório que será analisado na sede do Bird, em Washington, já na próxima semana.
“Esse sistema propicia à empresa vencedora da licitação não só executar a obra, como poder fazer a sua manutenção por cinco anos”, explica o prefeito Paulo César Silva. Caso o trabalho seja feito de forma precária, o custo de manutenção nos anos seguintes será maior, reduzindo o lucro da própria empresa.

Também estiveram presentes à reunião, o presidente da Câmara, Marcus Togni e a secretária de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cibele Benjamin. O prefeito de Bandeira do Sul, José dos Santos, e o presidente da Câmara de Campestre, Osmar Valério, também participaram do encontro.
“A recuperação desta rodovia, com certeza, vai trazer um benefício enorme para a região e para todos que utilizam o nosso comércio, como pólo regional. A BR 267 é fundamental para nossa economia, para a frequência de turistas e para Poços de Caldas de forma geral”, destaca Paulo César Silva.