Repertório eclético marca primeiro CD do Conservatório Musical

Publicado em 05/11/2012 - regiao - Da Redação

O Teatro Benigno Gaiga do Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas recebeu os amantes da boa música, na noite do dia 31/10, para o lançamento do primeiro CD com a participação de todos os grupos musicais do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani.

O álbum conta com repertório eclético que registra o trabalho desenvolvido pela instituição nos últimos quatro anos. A coletânea foi gravada com os diversos grupos criados após os 50 anos do Conservatório e reuniu professores, alunos e convidados. Em 2010, o Conservatório já havia lançado o CD do Coral Infantil.

“Este CD é de suma importância porque registra nosso trabalho em grupo, de 2009 até agora. Foram diversos grupos criados como Quarteto de Flautas, Quarteto de Saxofone, Coral Infantil e Adulto, Grupo de Jazz, Banda Sinfônica e ampliação da Camerata”, explica a diretora do Conservatório, Cristiane Fernandes.

Na equipe técnica, a direção é de Cristiane Fernandes e a organização é de Gisely Brito, Josiane Crispim e Patrícia Prata Dias. O CD foi gravado, mixado e masterizado no “DStúdio”, em Poços de Caldas. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e da Associação Amigos do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani. O CD, composto por 12 faixas, pode ser adquirido na sede da instituição, na rua Paraíba, 616.

No lançamento, grupos musicais, professores e alunos se revezaram e se uniram para a apresentação das composições que integram o álbum, do erudito ao popular. São elas: Cirandeiro, Cruzando a Mantiqueira, Flor Amorosa, Sentinella, Minuet in G/Turkish March, Menuet, Pout Pourri de Negro Spiritual, O Caminho, Inquieto Baião, Chicago, Café com Pão de Queijo e Swing low, Sweet Charlot.

“Nos grupos, temos como objetivo promover a prática musical, a interação entre alunos e professores e o trabalho em equipe. É necessário criar um ambiente agradável para que as pessoas se sintam bem e possam desenvolver e criar vínculo com a música. Música é sentimento, é alma. Se o aluno não tiver um ambiente que o estimule, não irá produzir”, avalia Fernandes.

Estreia

A Banda Sinfônica Jovem, criada dentro das comemorações dos 53 anos de atividade do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, fez sua estreia nos palcos no evento de lançamento do CD.

Sob a regência do maestro Juliano Marques Barreto, a banda sinfônica difere das formações mais tradicionais por apresentar somente instrumentos de sopro e percussão. A Banda Sinfônica do Conservatório conta hoje com 25 músicos, alunos e professores dos departamentos de Sopro e Percussão e também músicos convidados.


ASCOM