Publicado em 21/07/2010 e atualizado em 21/07/2010 - regiao -
No dia 15/07, aconteceu a solenidade de posse da diretoria da 185ª Subseção da OAB/MG implantada em Cabo Verde. A presidente Maria Bernadete Carvalho de Paula contou com o prestígio de autoridades municipais, advogados filiados e lideranças regionais. Vale destacar a presença ilustre do presidente Seccional da OAB/MG, Dr. Luiz Cláudio da Silva Chaves.
PALAVRA DA PRESIDENTE - Maria Bernadete Carvalho de Paula destacou a grande vitória na implantação da Subseção da OAB no município. Isto porque representa o resultado de um luta antiga. Ao mesmo tempo, ressaltou que a conquista é o início de muitas outras batalhas devido à grande responsabilidade assumida. A satisfação é grande porque representa a oportunidade de defesa das prerrogativas dos advogados, valorização do advogado, melhoria do atendimento pela justiça e rápida aplicação das leis. “O advogado vai lutar em defesa da Constituição”, falou.
A 185ª Subseção da OAB/MG implantada vai atender os advogados dos municípios de Cabo Verde e Divisa Nova, além de outros profissionais da advocacia que atuam na Comarca. Portanto, será um órgão que vai unir a classe regional, servindo com um instrumento de paz.
PRESTÍGIO ESTADUAL - A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Seccional da OAB em Minas Gerais, Dr. Luis Cláudio da Silva Chaves. Falando à nossa reportagem, a liderança explicou que a OAB tem dupla função. De um lado, deve lutar pela valorização da advocacia garantindo as prerrogativas profissionais do advogado. Até porque, na verdade, essas prerrogativas constituem-se em direitos do cidadão. O advogado deve ter independência para atuar no processo para que o cidadão seja bem assistido. Por outro lado, a OAB tem um papel fundamental de defesa da cidadania. Neste contexto, vem desenvolvendo campanhas importantes como a “Ficha Limpa”, democratização plena e combate à corrupção (eleitoral ou não). Ou seja, o trabalho ocorre no âmbito da cidadania. Citou ainda o projeto “A OAB vai à escola” que apresenta noções de direitos e deveres às crianças e adolescentes de escolas municipais.
Dr. Luis Cláudio ainda destacou a importância da união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e advogados. Até para que a cidade tenha a paz necessária. “O objetivo da justiça é a paz. E estas entidades agregadas contribuem muito para o aperfeiçoamento do sistema jurisdicional na Comarca”, falou. Ao mesmo tempo, ressaltou a necessidade de que os advogados estejam unidos na defesa dos seus direitos como profissionais.
O presidente destacou o pleno apoio da Seccional da OAB em Minas Gerais a todas as subseções no estado. Atualmente, são 185 subseções, devendo chegar a 200 unidades em todo o estado, sendo uma das maiores do país, ficando atrás apenas do estado de São Paulo. “O nosso objetivo efetivamente é estar aonde esta o advogado”, falou.











