Publicado em 20/09/2017 - regiao - Da Redação
Representantes das secretarias de Saúde, Turismo e Comunicação, do DME - Departamento Municipal de Eletricidade e do SSAV - Serviço Social de Apoio Voluntário, ligado à secretaria de Governo, se reuniram na tarde da terça, 19, na Casa dos Conselhos. Em pauta, as ações para marcar o Outubro Rosa na cidade.
O movimento conhecido como Outubro Rosa teve início na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Já costume em Poços, a estátua do Cristo Redentor, na Serra de São Domingos, vai ganhar a tonalidade alusiva ao mês. "Já é praticamente uma tradição. já virou referência ter este atrativo turístico relacionado à campanhas de conscientização", afirmou Renata Rivero, assessora de eventos turísticos da Secretaria de Turismo.
O gerente de Serviços Especiais do DME, Nivaldo Donizetti Morais, explicou que um sistema automatizado já prevê a troca de cores do monumento em meses como Outubro. "São 11 luminárias de LED. Por meio de um software, programamos pelo computador a cor da iluminação que queremos para a estátua".
Tirar as pessoas deste "piloto automático", também é o objetivo das ações previstas para este ano. No dia 1 de Outubro, às 19h, está programada para ser realizada nos pés da estátua, uma cerimônia oficial de abertura do Outubro Rosa, com acendimento simbólico do monumento, pelo prefeito Sérgio Azevedo. "Queremos com isso, chamar a atenção da população para o significado do Outubro Rosa. Muitas vezes, as pessoas olham para a serra, enxergam o Cristo com uma iluminação diferente mas não entendem o porquê. Nossa intenção é provocar a reflexão nas pessoas, por meio da curiosidade", disse Gisele Azevedo, primeira-dama do município e presidente do SSAV.
Durante o próximo mês, o prédio da Prefeitura também ganhará um laço rosa gigante que será colocado na fachada. Nas Unidades Básicas de Saúde, diversas atividades estão sendo preparadas para estimular a prevenção e a detecção precoce da doença. "Em todas as unidades, teremos um dia especial, dedicado ao assunto. Além do câncer de mama, nosso foco será também o câncer de colo de útero que tem uma prevalência alta", informou Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas