Roberto Luciano anuncia a maior obra da história de Guaxupé

Publicado em 15/12/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Dia 09 de dezembro de 2011. Esta data entrou definitivamente para a história de Guaxupé. Em uma coletiva de imprensa, o Prefeito Roberto Luciano anunciou um investimento de quase 15 milhões de reais para a construção de uma estação de tratamento de esgoto em Guaxupé, a obra do centenário.
Este foi o capítulo final de uma longa história que começou em 2009, tão logo o prefeito assumiu a administração. Segundo ele, um dos principais e mais preocupantes problemas da cidade é a falta de emprego que acaba gerando desmotivação, falta de esperança, preocupação nos pais e nos jovens que não veem futuro em sua própria cidade. Mas como gerar desenvolvimento, emprego e renda sem ter a infraestrutura mínima necessário para atrair novas indústrias? A estação de tratamento de esgoto  é hoje pré requisito básico para que indústrias se instalem em um município. Diante disso começa  o trabalho de desenvolvimento de projeto e busca de oportunidades para que Guaxupé pudesse dar esse salto histórico e se credenciar como uma cidade pronta para receber grandes indústrias. Graças ao alinhamento de trabalho do município com o Governo Federal e graças ao compromisso pessoal do Deputado Odair Cunha que intermediou reuniões em Brasília, abriu portas e mostrou caminhos, dois anos depois do início dessa luta, o projeto de esgotamento sanitário de Guaxupé, projeto especialmente encomendado pelo Prefeito Roberto Luciano para sua equipe,  foi pré-selecionado pela FUNASA para ser inserido no PAC2– Programa de Aceleração do Crescimento.
A partir daí, o projeto ganhou força e o sonho ficou mais próximo da concretização. Técnicos da FUNASA estiveram em Guaxupé para uma visita técnica, o projeto inicial passou por readequações e no dia 08 de dezembro o prefeito foi comunicado que o recurso de R$ 14.589.850,08 estava oficialmente liberado e publicado no Diário Oficial da União.
A notícia foi muito comemorada pelo prefeito, por toda a sua equipe, e especialmente pelo Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mozart Faria, que dedicou todos os dias de sua gestão à frente desta secretaria para  viabilizar esse projeto.
O prefeito irá a Brasília no dia 21 de dezembro assinar o contrato com a Presidenta Dilma Roussef e a previsão é que até março as obras comecem.
A construção da ETE terá impacto não só no desenvolvimento econômico da cidade, como também na questão da saúde, reduzindo de maneira sensível as verminoses e tantas outras doenças que estão diretamente ligadas à qualidade da água. É também uma conquista de imenso valor ambiental que irá recuperar o rio Guaxupé.
Roberto Luciano comemora e divide a conquista com toda a população: “Essa é uma conquista que tem direta participação da população que com sabedoria e inteligência, através do voto, criou esse cenário tão favorável para o progresso da nossa cidade. As pessoas compreenderam que tendo um governo municipal com a mesma filosofia de trabalho do governo federal, fatalmente nossa cidade receberia uma atenção especial, aliás, a merecida atenção para uma cidade que é polo regional e que  significa tanto para o desenvolvimento de Minas e do país.”
Não há precedentes de um investimento de tamanha envergadura na cidade. Pela importância da obra que será realizada e pelo expressivo valor de investimento esta é, sem sombra de dúvidas, a obra do século e um grande presente para o centenário de Guaxupé.