Saúde capacita mais profissionais para atendimento em salas de vacina

Publicado em 05/04/2019 - regiao - Da Redação

Saúde capacita mais profissionais para atendimento em salas de vacina

Poços de Caldas - “Muito interessante, porque é oportunidade de troca de experiência, de conhecer a dinâmica de outros municípios e atualizar informações sobre a vacinação e a nossa cobertura”, a opinião é da enfermeira Flávia Cristina Rocha Azevedo, que trabalha na Regional Leste e é uma das participantes da Capacitação ao Trabalhador de Sala de Vacina. Durante toda esta semana, com carga horária de 40 horas, a capacitação no Espaço Cultural da Urca aborda conteúdos como: calendário vacinal, rede de frios para conservação de vacinas, contraindicações e reações adversas. O curso é oferecido de acordo com a demanda, mas normalmente é realizado uma vez ao ano. Além de formar novos profissionais para o trabalho de imunização, a capacitação também atualiza quem já atua na área. “A pedido da Regional de Saúde de Pouso Alegre, além dos profissionais de Poços, estamos atendendo também a profissionais de outros municípios do Sul de Minas que estão participando da capacitação”, explicou Gisele Scatola, responsável técnica de Imunização de Poços.

19 profissionais: técnicos de enfermagem e enfermeiros participam da capacitação. Rita de Paiva e Andréia de Souza Juvenal, vieram de Senador José Bento. “Estamos gostando muito, a Gisele explica muito bem e tudo fica mais claro para o trabalho”. Telma Lucas Borges é coordenadora de Imunização em Andradas e reconhece como positiva a oportunidade de fazer esta atualização. “É ótimo porque a imunização é uma área muito delicada e quanto mais a gente souber, melhor é para a realização do nosso trabalho”. Também participam profissionais de Extrema e Santa Rita do Sapucaí. 

Vacinação contra a Influenza

Tem início no próximo dia 10, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização começa especificamente para dois grupos, no período de 10 de abril a 18 de abril: crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Já no período de 22 de abril a 31 de maio, a vacinação será para todos os grupos prioritários em todo o país, que além das gestantes e crianças com seis meses a até seis anos incompletos, inclui: adultos com 60 anos de idade ou mais, as puérperas até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A Campanha vai até 31 de maio e o Dia D Mobilização Nacional será 4 de maio. A Campanha também é assunto da capacitação desta semana. “Quem está na sala de vacina tem um papel muito importante, de orientar, de informar, para que a gente consiga ampliar a nossa cobertura vacinal”, finalizou Gisele Scatola.


ASCOM