Salão da Moda Íntima de Juruaia acontece em maio

Publicado em 12/04/2013 - regiao - Da Redação

16ª FELINJU deve atrair cerca de 30 mil visitantes durante quatro dias de evento

Entre os dias 01 e 04 de maio, a pequena cidade de Juruaia, localizada no sudoeste de Minas Gerais ficará bastante movimentada. É a 16ª FEJINJU- Salão da Moda Íntima, que acontece no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves. A FELINJU é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU) e faz parte do calendário oficial de atividades de negócios da cidade, atraindo visitantes de todas as partes do País.

O objetivo da FELINJU é gerar novos negócios, criar parcerias e consolidar os fabricantes locais, destacando a qualidade e a beleza dos produtos expostos. Todos os anos o evento atrai atacadistas, consultores e revendedores de moda íntima, que aproveitam a variedade e os preços bastante convidativos.  De acordo com a ACIJU, cerca de 20 mil pessoas passaram pela feira em 2012, movimentando quase R$ 5 milhões.

Para este ano a expectativa é grande, já que a FELINJU tornou-se a principal oportunidade de garantir vendas durante o ano todo. As confecções locais, impulsionadas pelo sucesso do evento, aumentam a produção em 30% e contratam mais funcionários, gerando emprego e renda. Nesta edição a FELINJU contará com a participação de fabricantes, fornecedores de matéria prima e aviamentos para a indústria de lingerie. Segundo a ACIJU, 45 empresas distribuídas em 56 estandes já confirmaram presença e são esperadas cerca de 30 mil pessoas durante os quatro dias do evento. Além da exposição, todos os dias o visitante poderá assistir aos desfiles com lançamentos da coleção de outono/inverno 2013.

A 16º FELINJU ficará aberta ao público das 09 às 18h durante os quatro dias. A abertura oficial, com a presença de autoridades locais, do Estado e representantes de sindicatos está marcada para as 11h do dia 1 º de maio.

Juruaia - a capital mineira da lingerie

A pequena cidade de Juruaia, com pouco mais de nove mil habitantes é conhecida como capital mineira de lingerie. É responsável por 15 % de toda a produção nacional e está entre os três maiores polos fabricantes de lingerie do País.

A produção de lingerie na cidade começou há 21 anos, quando duas empresas do setor se instalaram no município em busca de incentivo fiscal. As lojas fecharam, mas as ex-funcionárias abriram seus próprios negócios e a cidade se desenvolveu no setor. Hoje são mais de 160 confecções, sendo que 90% delas são comandadas por mulheres, antes donas de casa e boias-frias e hoje empresárias de sucesso.

As fábricas de Juruaia geram cerca de 3700 empregos, e mensalmente vendem 350 mil peças em todo o Brasil, faturando R$2 milhões. Anualmente são produzidas aproximadamente dez milhões de peças e o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade cresce cerca de 30% ao ano. “Nós fomos descobertos e hoje todos sabem que nossos produtos têm design diferenciado e um bom preço aliado à qualidade. O sucesso de Juruaia está totalmente ligado à garra e perseverança de nossos empresários, principalmente as mulheres,” destaca Tânia Mara Rezende, presidente da ACIJU.

ASCOM