Publicado em 06/11/2015 - regiao - Da Redação
O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência completou no dia 31 de outubro, 09 meses de atuação em Guaxupé. O muito utilizado pela população guaxupeana somou neste período, 1.116 atendimentos no município, dentre eles estão causas clínicas, traumáticas, psiquiátricas, entre outros.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza muitas vezes um trabalho em conjunto com os Bombeiros Militares. Bastante preparados e sempre prontos para sair em situações de urgência, motoristas e enfermeiros não medem esforços e lutam contra o tempo para chegarem o mais rápido possível ao local da ocorrência.
Infelizmente nem sempre as ligações são de ocorrências verdadeiras. Neste período, a equipe já se deslocou da base, localizada no Aeroporto Municipal, 153 vezes, mas as chamadas não passaram de trotes.
A maioria dos atendimentos realizados pelo SAMU foi para o sexo masculino, em um total de 596. Já para o sexo feminino são 520 atendimentos.
Quando analisado por faixa etária, a maioria dos atendimentos é feita às pessoas com mais de 60 anos, em um total de 338. Em seguida vem a faixa etária de 20 a 40 anos com 308 atendimentos. Em número menor estão aqueles entre 02 a 09 anos, com 28 atendimentos.
O SAMU Guaxupé é realidade no município graças a um convênio assinado junto ao CISSUL – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas. Para que o serviço possa ser prestado, a Prefeitura contribui financeiramente todos os meses com o consórcio.
FONTE: ASCOM