Objetivo é desenvolver uma campanha para arrecadar recursos para a manutenção do hospital; lideranças confirmam apoio e pedem governança moderna e participativa
“Amigos da Santa Casa”. Este é o nome da campanha que foi deflagrada pelo Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso na noite de quinta-feira (21/10), com o objetivo de apresentar à sociedade regional o potencial e os problemas da instituição, que enfrenta uma situação de endividamento em função do atendimento de 80% dos pacientes pelo SUS, que arroja as finanças com uma tabela que não cobre os elevados e crescentes custos dos procedimentos, internações e medicamentos. Mas, por outro lado, a Santa Casa é referência regional por ser um dos maiores e bem mais equipados hospitais do Sul de Minas, com serviços plenos de média e alta complexidade.
Como passo inicial para a formatação da campanha e sua operacionalização, a Santa Casa convidou lideranças empresariais, comunitárias e políticas para um encontro em sua sede. “É uma situação de urgência, precisamos que as comunidades nos ajude na manutenção do hospital”, resumiu o provedor Glauco Joaquim Rosa de Figueiredo.
A administradora do hospital, Helena de Carvalho Figueiredo, fez uma explanação da situação financeira da instituição, enfatizando que o hospital tem um orçamento incompatível com os serviços prestados. “Nós não temos liberdade de planejamento, somos pautados pelo sistema de saúde, envolvendo diversas instituições públicas e privadas. Então temos o orçamento, mas não temos como planejar sua execução”, assegura Helena Figueiredo. Apesar da dificuldade financeira, a administradora destacou que a Santa Casa vem travando uma luta grande para manter salários e serviços em dia.
O diretor técnico da Santa Casa, médico Marcelo Safatle, enfatizou os altos custos enfrentados pelo hospital. “O hospital virou um pólo regional, se compararmos com outras Santas Casas a nossa situação é boa, mas não podemos nivelar por baixo, temos uma dificuldade financeira e precisamos identificar que quer e pode nos ajudar”, explicou ao longo de sua fala o diretor Luiz Antonio Pimenta Montaldi.
O consultor administrativo em saúde da Santa Casa, Adriano Rosa dos Nascimento, disse que os dados técnicos coletados em diagnósticos realizados mostram claramente a influência do ambiente externo para a deficiência das contas do hospital. “Com transparência e maior união entre os parceiros podemos superar as dificuldades presentes”, relata Adriano.
Entre os convidados para a reunião inicial estavam os deputados Carlos Melles e Antonio Carlos Arantes. “Já colocamos aqui na Santa Casa mais de R$ 16 milhões em obras e equipamentos, mas agora o desafio é outro, é para a manutenção. Acredito que as comunidades podem se mobilizar, mas é fundamental que a Santa Casa dê transparência, apresente onde estão os buracos, quem usa o hospital, quanto pagam. Outro ponto diz respeito à gestão, que é muito correta com o Dr. Glauco, mas que em função do crescimento do hospital precisa de um novo e moderno modelo de governança, inclusive com a participação efetiva dos segmentos da comunidade”, disse Carlos Melles. O mesmo ponto de vista é defendido pelo deputado estadual Antonio Carlos Arantes.
Muitos empresários e lideranças justificaram a ausência adiantando estarem solidários. Presentes ao encontro se manifestaram favorável à campanha. O empresário Luciano Adilson de Oliveira, da Conformatec, disse “estar sensibilizado com a causa”, destacando que momento era de “suportar a pressão e mostrar à sociedade o problema com transparência para que todos possam colaborar. Podem contar comigo”. José Malaguti, da Transportadora Jóia, defendeu a criação de uma comissão de alto nível para o desenvolvimento da campanha, que teria subcomissões municipais e por segmento. Sérgio Rafael, da Paraisoplex, disse que “era preciso responder com simplicidade onde estavam os problemas para se buscar as soluções e, mostrando otimismo, enfatizou que via na situação um “mar de oportunidades”, ressaltando ser necessário a incorporação de um novo modelo de gestão. O presidente da subseção da OAB, Antonio Carlos Pelúcio, também se mostrou solidário. “A sociedade vai comprar a briga, mas todos nós precisamos conhecer para defender”, disse. O presidente do Sindicato Rural, Adilson Salviano de Paula, elogiou a atitude da Santa Casa e orientou para que se apresentasse um diagnóstico da instituição, com informações como por exemplo sobre faturamento, dívidas, patrimônio. “Vamos ver esta parte também, podemos estar morrendo de sede dentro do rio”, comentou.
Ao final do encontro, ficou acertado que uma equipe técnica da Santa Casa irá atualizar um diagnóstico para uma reunião mais ampla, já para a tomada de decisões efetivas de trabalho da campanha. A reunião deve acontecer no próximo sábado, dia 30.