Publicado em 15/02/2019 - regiao - Da Redação
Poços de Caldas - No próximo sábado, 16, a ação conjunta das equipes das secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, vai realizar um mutirão de limpeza que passará por ruas dos bairros Dom Bosco e Estância São José. As áreas escolhidas foram estas porque o LIRAa – Levantamento Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, realizado em janeiro, comprovou, dos 73 focos de criadouros de mosquito positivos para o Aedes encontrados, a maior parte nesta região. O material foi encontrado em 56 imóveis, com maior incidência nas regiões leste e centro-sul da cidade.
Como forma de preparação para o mutirão de sábado, nesta sexta, 15, os agentes de endemias vão passar pelas ruas que receberão o mutirão, para entregar sacos de lixo aos moradores e orientar que a população possa auxiliar, limpando quintais e terrenos e deixando o material separado para a coleta no sábado. “Nós vamos percorrer a Coronel Virgílio Silva, desde o Centro Social Urbano até o Batalhão da Polícia Militar, para fazer a entrega dos sacos de lixo e também para divulgar o mutirão deste sábado, que começa a partir das 8 da manhã”, informou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora da Vigilância Ambiental.
Em 2019, a Vigilância Epidemiológica notificou 29 casos
suspeitos de dengue. Dois foram confirmados e quatro, descartados. Dez aguardam
resultado de exames laboratoriais e os demais seguem em processo de
investigação.
Medidas de Combate
Orientações de casa em casa e nas unidades de saúde, atendimentos de denúncias recebidas pela Ouvidoria Municipal, blitz educativas e mutirões de limpeza: todas estas são medidas rotineiramente adotadas pelos diversos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya e também da febre amarela urbana. A ação deste sábado faz parte do 4º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes, promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras.
ASCOM