Publicado em 31/03/2016 - regiao - Da Redação
A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está distribuindos nas unidades do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) vários kites de brinquedos que foram adquiridos e serão utilizados nas atividades de lazer das crianças. A iniciativa está relacionada ao incentivo de fazer com que as crianças vivencie intensamente esta fase da vida em um trabalho que é integrado com outras ações dentro do setor de educação e promoção da vida. "Toda criança tem o direito de brincar. Através do brincar a criança desenvolve a sua personalidade, organiza as suas emoções, resolve problemas e constrói a sua autonomia", descreve Ana Heta, diretora do CMEI Vereador Antonino José Amorim.
Conforme a coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Ana Elizabete Carvalho de Pádua, este é um trabalho que é realizado anualmente pela secretária de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta."É uma proposta que atende a todas as faixas etárias das crianças que são atendidas desde os bebês até quem já está com cinco anos", explica. Elizabete enfatiza que é um trabalho de fundamental importância que visa a promoção devários aspectos do desenvolvimento social e que interage com aspectos como a psicologia e engloba o desenvolvimento integral da criança.
Para a professora Josiane Aparecida Alves Rezende do 1º período da Escola Municipal Wlfida Macolini a possibilidade de brincar na Educação Infantil desperta a curiosidade das crianças pela exploração de objetos e brinquedos. "Neste contexto, a criança experimenta várias áreas do conhecimento, como conhecer a si mesmo, aos outros e o mundo", destaca. Ela acrescenta que esta medida contribui significativamente para o desenvolvimento da identidade da criança.
Já a diretora do CMEI Antonino Amorim, explica que "para a efetivação do direito de brincar da criança a proposta pedagógic das instituições de educação infantil e as políticas educacionais no âmbito municipal devem assegurar, dentre outros elementos, o acesso das crianças a diferentes tipos de brinquedos".
Consciente deste direito da criança a Secretaria Municipal de Educação adquiriu e distribuiu para os oito Centros de ducação Municipal Ifantil uma grande variedade de brinquedos. "Os bebês se encantaram com os circuitos, que possibilitam grande desafio motor de acordo com Ana Heta. A diretora relata ainda que eles também experimentaram com muita alegria os brinquedos sonoros. "As crianças maiores puderam exercitar o jogo do faz de conta com bonecas, carrinhos, motos e caminhontes", descreve. Além disso vivenciaram desafios e desenvolvem criatividade com os brinquedos de montagem, monta-monta.
Ana enfatiza ainda que muitas destas crianças somente tem acesso a tão grnde variedade e qualidade de brinquedos na escola. "Sendo assim, garantir esse acesso contribui sobremaneira para a democratização do direito de brincar e da formação pela criança de uma imagem positiva desi", conclui. Ainda de acordo com Ana Elizabete além de ser uma oportunidade de crescimento saudável a iniciativa também ajuda a organizar os espaços dentro das instituições atendidas.
FONTE: ASCOM