Publicado em 30/01/2018 - regiao - Da Redação
No sábado, 27,
equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Poços, participaram do Cinema
Rodoviário, projeto da Polícia Rodoviária Federal, sempre em parceria com
outros órgãos, com o objetivo de conscientizar sobre questões relacionadas à
saúde e à segurança no trânsito. Os motoristas que passaram pelo posto da PRF, foram
convidados a interromper a viagem por alguns minutos, para receber as
orientações. A equipe da Vigilância Ambiental conversou, tirou dúvidas e
distribuiu panfletos com informações sobre a importância de prevenir a
proliferação do Aedes, transmissor de dengue, zica, chikungunya e febre amarela
urbana. “Foi mais uma oportunidade para alertar sobre a necessidade de não ter
ambientes com água parada, os criadouros do mosquito”, disse o agente de
endemias Marciel Fernando Raymundo.
Já a equipe do
Programa Municipal DST/AIDS, levou informações, panfletos e preservativos, com
o objetivo de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis. “Não fizemos os
testes rápidos porque eles exigem um tempo maior de espera do viajante, mas
colocamos os nossos serviços à disposição”, afirmou Dirce Tomoko Hara Soares,
enfermeira e coordenadora do Programa.
A blitz
educativa normalmente é realizada em períodos de maior circulação nas estradas,
como início e fim de férias ou de feriados prolongados. “Este é um trabalho em
conjunto e a parceria com a secretaria de Saúde é muito importante. No ano
passado já havíamos feito com a participação das equipes e desta vez,
aproveitando o retorno das férias escolares, o resultado também foi muito bom.
Já combinamos a próxima ação para o final de semana do Carnaval e confirmamos o
apoio das equipes de saúde em mais esta iniciativa”, declarou o inspetor da
PRF, Breno Nazar Ferreira.
“Informação nunca é demais e é sempre muito valioso ter estas oportunidades para que as nossas equipes de saúde possam ir onde a população está, para falar de prevenção, apresentar o trabalho e os serviços”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
ASCOM