Publicado em 04/08/2015 - regiao - Da Redação
A Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas divulgou resultado de pesquisa realizada junto aos turistas no período de 12 meses, contemplando baixa, média e alta temporadas.
O período de aplicação das pesquisas foi de junho de 2014 a maio de 2015 por meio de questionários aplicados nos hotéis e pousadas parceiras. Além destes participaram também o CIT (Centro de Informações Turísticas), na Estação FEPASA, Balneário Dr. Mário Mourão, Thermas Antônio Carlos, Museu Histórico e Geográfico, Teleférico e o Espaço Cultural da Urca.
A pesquisa não contou com entrevistadores, portanto cada hóspede e ou turista foi escolhido aleatoriamente pelo recepcionista do hotel e ou atendente do equipamento turístico e estimulado a participar, ou seja, o próprio visitante leu o questionário e marcou as respostas.
O questionário continha perguntas abertas, fechadas com alternativas fixas e um quadro de avaliação. Os dados levantados referem-se aos aspectos do perfil do visitante (procedência, idade, escolaridade, gênero, forma de viajar e renda), organização da viagem (motivação da viagem, fonte de informação, meio de transporte e de hospedagem utilizado, frequência com que visita a cidade, tempo de permanência, gastos e se pensou em outro destino que não fosse Poços de Caldas), percepção com relação ao destino (expectativas, se pretende retornar e a avaliação sobre a infraestrutura e serviços).
A maioria dos turistas que participou das pesquisas é do sexo feminino, veio da região sudeste, viajou em família, tinha renda mensal entre 01 e 05 salários mínimos e tem escolaridade em nível superior.
Referente a avaliação da infraestrutura as médias foram de 7,15 a 9,00. O meio de transporte predominante foi o automóvel e a principal fonte de informação na escolha da cidade são os amigos e os parentes. A maioria pensou somente em Poços na hora de escolher o destino com permanência na cidade de um a três dias, suas expectativas foram atendidas plenamente e pretendiam voltar. Quanto à motivação da visita, o item que mais se destacou foi a tranqüilidade e descanso.
Os dados representam a média calculada nos doze meses. O fechamento parcial da pesquisa é mensal, o que possibilita a análise e as ações estratégicas mais imediatas. Um dos objetivos é conseguir dados verídicos que possam contribuir para o planejamento turístico do Município.
Um dos itens que chama a atenção é quanto à faixa etária dos visitantes que tem se alternado. A variação de idade dos entrevistados é grande, números expressivos que abrangem jovens a partir de 25 anos até o mais experientes que tem mais de 65 anos. No mês de junho, por exemplo, os itens que empataram neste quesito foram: entre 35 e 45 anos e entre 55 e 65 anos.
O publicitário, Fabiano Souza Gonçalves, por exemplo, foi atendido no CIT e participou da pesquisa. Ele tem 44 anos de idade e veio do Rio de Janeiro com um amigo e a família dele. Esteve na cidade quando era criança e disse que o grupo optou por um lugar que agradasse a todos. “Achamos a cidade muito limpa. Vamos ficar cinco dias e esperamos aproveitar ao máximo a cidade”, comentou.
A análise dos levantamentos também possibilita a avaliação que as ações coordenadas da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura e demais secretarias da administração que apoiam os projetos têm garantido o fluxo de turistas durante todo o ano, inclusive nas chamadas baixa e média temporadas.
FONTE: ASCOM