Publicado em 05/03/2019 - regiao - Da Redação
Na reunião ordinária ocorrida no último dia vinte e cinco de fevereiro a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Vanessa Sousa de Paula fez uso da tribuna a fim de explicar aos vereadores o projeto de lei enviado pelo executivo que cria uma vaga de Psicólogo Clínico e outra de Assistente Social no quadro efetivo da prefeitura.
A resolução nº6 de 1º de julho de 2008 da Secretaria Nacional de Assistência Social fala, no artigo 3º: “Pactuar que os municípios e o DF deverão apresentar um ‘Plano de Providências’ para superar as seguintes situações identificadas como insatisfatórias na Ficha de Monitoramento dos CRAS/2007”. O parágrafo terceiro deste artigo especifica como situação insatisfatória o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) implantado em espaço compartilhado com Secretarias (estruturas administrativas).
No caso de Juruaia, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem executado seus trabalhos no espaço onde hoje funciona o CRAS, que é um prédio próprio, construído com Recursos Federais para essa finalidade exclusiva, ou seja, hoje a Secretaria funciona em espaço irregular.
Para a separação da Secretaria de Desenvolvimento Social do CRAS se faz necessário o trabalho de um técnico de nível superior, neste caso, um Assistente Social para trabalhar com a demanda de média e alta complexidade da Proteção Social Especial e também benefícios eventuais, já que o CRAS é responsável por executar os serviços da Proteção Social Básica, em especial o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Com a separação física dos espaços e equipes será possível oferecer um serviço com melhor qualidade a população juruaiense, além de se realizar adequação as normas federais.
No caso da vaga para Psicólogo Clínico será destinada a Secretaria Municipal de Saúde, devido a alta demanda para esse tipo de atendimento. Hoje, a esta secretaria conta apenas com dois profissionais para atendimento e acompanhamento psicológico e a fila de espera tem cerca de duzentas pessoas aguardando atendimento.
Há grande preocupação com tamanho da fila de espera, já que Juruaia conta com número considerável de tentativas de suicídio. Segundo a Vigilância Epidemiológica que realiza a notificação compulsória ao Ministério da Saúde.
É necessário adequar o serviço a demanda, a fim de se trabalhar a prevenção do suicídio e outros transtornos mentais, como também a depressão, a fim de diminuir o sofrimento do indivíduo e sua família, já que estes casos reflete não somente em quem comente ou tenta um ato suicida, mas também em toda uma população, tendo em vista o quanto este o número vem aumentando nos últimos anos.
“E é contando com a sensibilidade da Câmara de Vereadores de Juruaia, que seja colocado em pauta na próxima reunião a votação deste projeto e o mesmo tenha aprovação unanime, pois mais do que eu, a população é quem espera este resultado.” diz a Secretária de Desenvolvimento Social Vanessa Paula.