Publicado em 13/12/2017 - regiao - Da Redação
A Secretaria de Defesa Social vem realizando diversas ações, por meio da Defesa Civil, ao longo do ano para garantir melhorias constante ao serviço prestado à toda população. Até dia 12 de dezembro, foram registradas 201 ocorrências, entre elas atividades relacionadas a enchentes, inundações e também incêndios e queimadas.
O secretário, Marcos Sansão, informa que durante o primeiro semestre a estrutura da secretaria foi reorganizada e ampliada. Segundo ele, nesse período se conseguiu a adesão de voluntários, que foram capacitados através de cursos e palestras para auxílio, quando necessário, em atividades desenvolvidas pela pasta.
Sansão lembra que durante todo o ano, a Defesa Civil teve com uma das prioridades dar continuidade aos trabalhos de prevenção a enchentes, como forma de evitar desastre igual aquele ocorrido, em janeiro de 2016, quando Poços foi tomada pela águas de uma forte chuva, que invadiram rapidamente toda a região central da cidade, transbordando ribeirões e ocasionando grandes danos materiais ao comércio.
O secretário explica que esses trabalhos consistem no reconhecimento e monitoramento constante das áreas de riscos existentes no município, inclusive com inspeções e avaliações também dos ribeirões que cortam o setor urbano. “Essas ações contam com a parceria de outras secretarias, como a de Serviços Públicos e Obras”, acrescenta.
De acordo com Sansão, durante o ano a Secretaria Municipal de Defesa Social também recebeu ajuda e investimentos de parceiros, como da Alcoa Foundation, Unifal e da Associação Poços Sustentável (APS). Através dessas parcerias foi realizado um projeto que possibilitou monitoramento de áreas de risco, alertando para possíveis desastres naturais em Poços de Caldas.
Ainda, segundo Sansão, as estações hidrológicas possibilitam o monitoramento do nível das chuvas e a elevação das águas, nos quatro ribeirões que cortam o município. “Isso dá condições de obter em curto espaço de tempo dados sobre a quantidade de chuva em milímetros, em cada ponto da cidade”.
Recursos federais
Marcos Sansão destaca como importante, ainda, a inclusão de Poços junto ao Programa Federal, Cartão de Pagamento da Defesa Social, que possibilita ao município o recebimento de recursos financeiros, exclusivamente para ações de socorro, assistência às vitimas e restabelecimento de serviços essenciais. “Um benefício fundamental para que a secretaria continue crescendo e oferecendo um serviço de qualidade, sem gerar custos adicionais ao município.” conta.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas